ESTES são os 7 lugares mais frios do planeta (spoiler: Curitiba não está na lista)

Eduardo Peres

04/01/2023

Qual local vem na sua mente quando você pensa nos lugares mais frios do mundo? Antártida? Alasca? Rússia? Não está errado pensar isso, afinal esses lugares são extremamente frios. Pois bem, aqui no No Detalhe separamos 7 dos lugares mais frios e congelantes do planeta inteiro (spoiler: Curitiba não está na lista).

7 – Alasca

Alasca, EUA (Imagem: blmiers2/ Creative Common)

Alasca, EUA (Imagem: blmiers2/ Creative Common)

O Alasca é sem dúvida a região mais isolada e inóspita dos EUA. A região, que antes pertencia a Rússia,  possui temperaturas que podem chegar até a -62°C, e além disso, o frio extremo não é o único problema da região, pois ventos extremamente fortes e cortantes também são um perigo para os moradores, que podem afetar gravemente pessoas que ficam expostas por muito tempo nas baixas temperaturas do lugar.

Além disso, na região central do Alasca está localizado o Monte McKinley, também conhecido como Denali, com as temperaturas ao redor do monte podendo chegar até -40°C. É possível escalar o monte, mas é uma tarefa complicada e perigosa. Ao redor do monte, está localizado o Parque Nacional de Denali, que possui paisagens e vistas maravilhosas.

6 – Snag (Canadá)

Snag, Canadá (Imagem: Reprodução/ The Globe and Mail)

Snag, Canadá (Imagem: Reprodução/ The Globe and Mail)

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, e também é muito conhecido por ser um dos lugares mais frios do mundo. Em algum lugar do país está localizada uma pequena cidade conhecida como Snag, que foi nomeada como a cidade mais fria da América do Norte. As temperaturas no lugar já foram registradas em até -63°C, enquanto outras cidades do país mal passam dos -30ºC durante o inverno.

A cidade é aquecida com um sistema de calefação, o que permite que os cidadão não precisem se preocupar com o frio em lugares fechados. Mas fora da cidade, é necessário se mover utilizando roupas apropriadas para evitar as consequências do frio extremo. Além disso, próximo à cidade, está localizado o Monte Logan, o pico mais alto do Canadá com uma altura de 5959 metros de altura, com várias pessoas todos os anos escalando a montanha.

5 – Yakutsk (Rússia)

Yakutsk, Rússia (Imagem: Maarten Takens/ Creative Common)

Yakutsk, Rússia (Imagem: Maarten Takens/ Creative Common)

A Rússia, além de ser o maior país do mundo em questão de territórios, é também um dos países mais frios de todos. Pelo fato de quase todo o seu território estar próximo ao polo norte, durante o inverno as temperaturas acabam caindo consideravelmente.

Em algum lugar da Sibéria está uma cidade chamada Yakutsk, com cerca de 300 mil habitantes e que foi construída em cima de um solo conhecido como “permafrost”, que é um tipo de solo típico da região ártica que está sempre congelado.

As temperaturas no lugar variam muito no inverno, subindo e descendo de -7°C até -20°C, porém, as temperaturas podem cair bem mais do que isso. E aprova disso é que em 1891, foram registradas incríveis -64°C, tornando Yakutsk uma das cidades mais frias de toda a Rússia.

4 – Oymyakon (Rússia)

Oymyakon, Rússia (Imagem: Reprodução/ El País)

Oymyakon, Rússia (Imagem: Reprodução/ El País)

A cidade de Oymyakon normalmente fica na primeira posição dos lugares mais frios do planeta, e não é a toa, pois a cidade já registrou uma vez uma temperatura de -67,8°C em 1933. A cidade em si é muito pequena, possuindo pouco mais de 500 habitantes.

A vida nesses lugares deve ser muito difícil, mas muito provavelmente, as pessoas que vivem nesses lugares devem estar “acostumadas” com o frio. E outra coisa: em 1926, foram registradas temperaturas de -71°C, porém as temperaturas nunca foram confirmadas oficialmente. Isso faz de Oymyakon o lugar mais frio habitado pelo ser humano de todo o mundo.

3 – Verkhoyansk (Rússia)

Verkhoyansk, Rússia (Imagem: Reprodução/ Wikipédia)

Verkhoyansk, Rússia (Imagem: Reprodução/ Wikipédia)

Mais uma vez na Rússia, destaca-se uma cidade chamada Verkhoyansk, localizada no círculo polar ártico, e é denominada por muitos como a cidade russa mais fria de todas. No ano de 1933, foi registrado uma temperatura incrível de -67°C, mas não é só isso, pois além de ser extremamente fria no inverno, o lugar também pode ser extremamente quente, já que no verão de 2020 foi registrado uma temperatura de 38°C bem onde a cidade está localizada.

2 – Klinck (Groelândia)

Klinck, Groelândia (Imagem: Reprodução/ Circuito D)

Klinck, Groelândia (Imagem: Reprodução/ Circuito D)

Em 22 de dezembro de 1991, foi descoberto que as temperaturas na na cidade de Klinck, na Groelândia, caíram para -69,6°C, sendo a temperatura mais baixa já registrada no hemisfério norte até o momento. Porém, o recorde só foi descoberto cerca de 30 anos mais tarde pela Organização Meteorológica Mundial.

1 – Antártida

Antártida (Imagem: Reprodução/ eCycle)

Antártida (Imagem: Reprodução/ eCycle)

Localizada exatamente no polo sul, a Antártida é simplesmente o lugar mais frio do mundo. Para ter uma ideia, a menor temperatura registrada no lugar foi de -93,2°C, e a segunda menor temperatura foi registrada na Estação de Pesquisa Vostok, que marcou -89,9°C.

A Antártida é inteira coberta por geleiras e neve, e pelo fato de ser extremamente fria, os cientistas, pesquisadores e militares que viajam para o local só permanecem lá durante o verão, quando as temperaturas são um pouco mais altas.

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta