Evite esse ERRO e poupe MUITO na conta de energia elétrica

Conheça um erro que muita gente comete, mas que se você evitar pode economizar um valor importante na conta de energia.


Existem alguns cuidados simples que podem ajudar a economizar energia elétrica na sua casa. Um destes cuidados é evitar um erro que muita gente comete por desatenção, e que no fim pode aumentar a conta de luz.

Qual erro devo evitar para economizar energia?

Evite esse ERRO e poupe MUITO na conta de energia elétrica
Conheça um erro comum que faz a conta de energia ficar mais cara. Foto: Freepik

O erro comum que muita gente comete achando que não vai interferir na conta de energia é deixar eletrônicos ligados e a luz acesa sem necessidade durante o dia.

Afinal, por mais que pareça que este tipo de situação represente um consumo baixo de energia, o acumulado no final do mês faz diferença na conta de luz.

Apenas os equipamentos em modo standby (quando uma “luzinha” fica acesa indicando que o aparelho está repouso), por exemplo, podem representar 5% da conta de energia. Portanto, se estes mesmos equipamentos permanecem ligados, o consumo aumenta exponencialmente.

No caso da luz, a recomendação é acender somente quando for necessário, isto é, enquanto alguém estiver no cômodo. Além disso, durante o dia é importante evitar manter a luz acesa, a não ser que o ambiente seja muito escuro.

Isso porque deixar a luz acesa sem necessidade representa dois consumos desnecessários: da conta de energia e da própria vida útil da lâmpada. Mesmo lâmpadas de LED, que são mais resistentes e econômicas fazem a conta ficar mais cara se permanecer ligadas por mais tempo que o necessário.

Nesse caso, a dica é apagar a luz mesmo quando for sair do cômodo por pouco tempo. Muitas vezes, as pessoas mantém a luz acesa quando ficam fora do ambiente por poucos minutos, e um dos motivos para isso é uma crença de que ativar o interruptor consome mais energia do que deixar a luz ligada.

De fato, acender uma lâmpada causa um pico de energia, mas ainda assim compensa mais apagá-la ao sair de um cômodo.

Outras dicas para economizar energia

Além de não deixar lâmpadas acesas e equipamentos ligados sem necessidades, existem outros comportamentos simples que ajudam a economizar energia. A seguir, confira alguns deles.

1 – Tirar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso

Quando um aparelho permanece bastante tempo sem uso, vale a pena tirá-lo da tomada para economizar energia.

Conforme já adiantamos, mesmo o standby pode representar um consumo considerável. Por isso, se você tem uma televisão ou aparelho de som, por exemplo, que frequentemente fica sem uso por mais de um dia, considere tirar o equipamento da tomada.

Segundo Edval Delbone, coordenador do curso de engenharia elétrico do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), somando todos os equipamentos em standby em uma residência, a economia pode chegar a 5%.

Em uma casa com quatro pessoas e consumo médio de 300 kWh por mês, isso pode representar cerca de R$ 12 na conta de luz, de acordo com ele.

2 – Troque lâmpadas incandescentes por LED

Outra informação que nós já antecipamos e vale a pena ressaltar é o fato de as lâmpadas de LED serem mais econômicas.

Por isso, mesmo que elas custem um pouco mais do que as tradicionais lâmpadas incandescentes, vale a pena fazer esta troca, porque a longo prazo você irá sentir os efeitos na tarifa de energia.

Em comparação com as lâmpadas incandescentes, as de LED chegam a ser 80% mais econômicas. Além disso, elas também tem uma durabilidade maior, então você irá economizar ao precisar trocar a lâmpada menos vezes.

3 – Evite usar aparelhos elétricos em horários de pico

Existe um “horário de pico” no consumo de energia que varia conforme a cidade, mas costuma ficar na faixa das 17h30 às 21h. Neste período, existem muitas pessoas em casa ao mesmo tempo, e o consumo geral costuma ser maior.

Afinal, imagine a maior parte de uma cidade chegando do trabalho, tomando banho, assistindo televisão, acendendo quase todas as luzes da casa etc. O consumo de energia neste horário de pico pode custar mais caro do que no restante do dia.

Portanto, a recomendação é evitar consumir muita energia elétrica neste período. Se possível, procure tomar banho mais tarde e lavar roupa em outros momentos, por exemplo, para evitar o consumo no horário de pico.

Você também pode gostar de ler
Melhores aplicativos para medir o consumo de energia e economizar na conta de luz

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.