FIES 2022: Entenda como usar o a nota do Enem para conseguir o financiamento para a universidade
Agora que a nota do Enem 2021 foi finalmente divulgada, confira aqui como usá-la para conseguir um financiamento através do Fies 2022!
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam em 8 de março de 2022, um pouco mais tarde do que o SISU e o Prouni. Para participar, os candidatos vão precisar usar a nota que obtiveram no ENEM 2021 ou em qualquer outra edição do exame a partir de 2010.
Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o FIES e qual a relação dele com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), continue lendo esta matéria do No Detalhe e entenda de uma vez por todas.
O que é e como funciona o Fies?
Criado em 1999 durante o governo do então presidente, Fernando Henrique Cardoso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) substituiu e ampliou o antigo Programa de Crédito Educativo (CREDUC), criado em 1975 pelo governo de Ernesto Geisel.
A ideia do Fies é bastante simples: após ser aprovado no programa (conseguindo uma boa classificação no processo seletivo com a nota que obteve no ENEM), o estudante consegue o financiamento das mensalidades de faculdades e universidades privadas. Em outras palavras, o governo se responsabiliza pelo pagamento total ou parcial das mensalidades (a depender da necessidade do candidato) e o estudante paga posteriormente ao governo, com juros zeros e condições especiais, depois de ter se formado.
Quando se inscreve no Fies, o estudante utiliza a nota obtida em uma das edições do ENEM (a partir de 2010) e escolhe o curso e a instituição de ensino superior desejada. O sistema passa então a classificar os estudantes de acordo com suas notas e aqueles com as melhores notas em cada curso conseguem uma das vagas para o financiamento.
Convém observar que, além do Fies, há também o P-Fies. Este tem regras específicas e os fundos usados para o financiamento das mensalidades dos estudantes têm origem em bancos privados. Por conta disso, diferentemente do Fies, envolvem a cobrança de juros.
Quem pode se inscrever no Fies 2022?
Para participar do processo seletivo do Fies, o candidato precisa atender aos seguintes pré-requisitos:
- Não ter concluído previamente um curso de ensino superior;
- Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos;
- Ter participado de alguma das edições do ENEM a partir de 2010;
- Ter obtido no mínimo 450 pontos de média e não ter zerado a redação.
Quando começam as inscrições para o Fies 2022?
Confira abaixo o calendário completo da edição de 2022 do Fies e não perca nenhuma data:
- Inscrições: Entre 8 e 11 de março
- Resultado: 15 de março
- Complementação das informações: 16 a 18 de março
- Lista de espera: 16 de março a 28 de abril
As inscrições são feitas no portal do Fies, que pode ser acessado através deste link.
Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
Como funcionam a renegociação e o perdão das dívidas do FIES?