Fila para benefícios do INSS inicia 2022 com 1,8 milhões requerimentos em análise!

Fila para benefícios do INSS inicia 2022 com 1,8 milhões requerimentos em análise! (1)
Fonte/Reprodução: original

A fila de espera por benefícios do INSS começou o ano de 2022 com mais de 1,8 milhões de pedidos em análise. O número é maior que o do ano anterior, quando foram registradas cerca de 1,7 milhão de requisições. Cerca de 20% desses pedidos estão esperando que os segurados entreguem as documentações exigidas. O restante está aguardando a análise do instituto.

A demanda de pedidos de benefícios está alta desde meados de 2019. Segundo o próprio INSS, mensalmente chegam cerca de 800 mil pedidos, que englobam solicitações de perícias, agendamentos e outros serviços. No entanto, são analisadas aproximadamente 700 mil dessas requisições a cada 30 dias.

Publicidade

Publicidade

A situação parece ser ainda mais grave porque esses 1,8 milhão de pedidos referem-se às solicitações iniciais feitas pelos segurados e não incluem os pedidos de revisão e nem os processos judiciais.

O que são os benefícios do INSS?

Os benefícios do INSS estão diretamente associados à Previdência Social. Os trabalhadores formais, autônomos e demais pessoas, podem contribuir mensalmente para o INSS com uma quantia em dinheiro. Isso garante que este cidadão tenha direito aos benefícios previdenciários.

Fila para benefícios do INSS inicia 2022 com 1,8 milhões requerimentos em análise! (2)
Fonte/Reprodução: original

Entre os benefícios mais comuns possibilitados pelo pagamento do INSS estão o auxílio-doença, auxílio-doença acidentário, pensão por morte, salário-maternidade e, claro, as aposentadorias por invalidez, tempo de contribuição e por idade.

Publicidade

Publicidade

Como fazer o requerimento para benefícios?

Para requerer algum dos benefícios disponíveis pelo INSS, basta acessar o portal do Meu INSS, fazer o login (ou criar uma conta, caso seja necessário) e clicar na opção “Novo Pedido”. Na sequência, também é preciso clicar em “Novo requerimento” e seguir as instruções apresentadas.

Esse mesmo processo também pode ser realizado pelo aplicativo Meu INSS. Caso você queira, é possível ir pessoalmente até uma agência do INSS para fazer o requerimento, mas, para isso, é necessário primeiro agendar a visita pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.

Quais os prazos do INSS para requerer benefícios?

O INSS fez um acordo com a Defensoria Pública e o Ministério Público que definiu prazos para a análise de requerimentos, de modo que agora cada benefício possui um tempo específico em que pode ser analisado. Esse prazo varia dependendo da complexidade do tipo de análise.

Alguns desses prazos são:

  • Salário-maternidade: 30 dias
  • Pensão por morte: 60 dias
  • Auxílio-doença comum e também por acidente do trabalho: 45 dias
  • Auxílio-acidente: 60 dias
  • Aposentadoria por invalidez comum e no caso de acidentes: 45 dias
  • Auxílio-reclusão: 60 dias

O INSS afirma que está trabalhando para melhorar e agilizar a análise dos pedidos e vem implantando medidas para isso acontecer. Investimentos em automação e a transferência de servidores de outras áreas têm sido algumas das atitudes tomadas pelo instituto.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar