Superfoguete da SpaceX explode após decolagem: relembre outros 5 desastres espaciais
Após explosão do foguete da SpaceX, relembre alguns dos desastres espaciais mais impactantes da história. Saiba o que aconteceu em cada caso.
Nesta quinta-feira (20/04), o foguete “Starship”, da SpaceX, explodiu minutos após o seu lançamento. Por sorte, não havia tripulação neste voo.
O lançamento do Starship vinha gerando muita expectativa no mundo todo, pois o superfoguete é a nave especial mais alta da história.
A seguir, entenda o que aconteceu com o superfoguete da SpaceX e relembre alguns dos mais desastres espaciais mais marcantes da história.
Foguete da SpaceX explode após lançamento
O superfoguete Starship explodiu após parte da nave pegar fogo, minutos depois de decolar da plataforma. O voo-teste do foguete deveria durar 1h30, mas a nave não chegou a atingir a órbita terrestre.
Havia uma grande expectativa em torno do voo-teste do Starship, pois este é o foguete espacial mais poderoso da história. Além disso, a nave foi escolhida pela Nasa para a missão espacial que levará astronautas para a Lua em 2025.
No entanto, apesar da explosão, a SpaceX e Elon Musk, dono da empresa, consideraram o teste um sucesso. Segundo a empresa, o teste “ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship, à medida que a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, declarou no Twitter.
Confira abaixo o vídeo do lançamento do Starship.
A seguir, relembre 5 acidentes espaciais que marcaram história e veja o que aconteceu em cada caso.
1 – Explosão do foguete da SpaceX Falcon 9 (2016)
Em setembro de 2016, outro foguete da SpaceX, o Falcon 9, explodiu durante um teste de rotina no Cabo Canaveral, na Flórida.
A explosão ocorreu durante o processo de abastecimento e resultou na perda total do foguete e de sua carga, um satélite de comunicações.
Na época, a SpaceX e Elon Musk investigaram as causas do acidente. Depois do caso, surgiram medidas para evitar problemas semelhantes no futuro.
2 – Acidente do ônibus espacial Challenger (1986)
Um dos mais trágicos acidentes da história da exploração espacial foi o desastre do ônibus espacial Challenger, da Nasa, em 1986.
Apenas 73 segundos após a decolagem, o Challenger explodiu. Com isso, todos os sete astronautas a bordo morreram.
A investigação revelou que a falha ocorreu devido a um problema no anel de vedação do foguete impulsionador direito. Isso fez com que gases quentes entrassem no tanque de combustível externo, causando a explosão.
3 – Desastre do ônibus espacial Columbia (2003)
Em fevereiro de 2003, o mundo testemunhou outro trágico acidente envolvendo a Nasa e seus ônibus espaciais.
O Columbia se desintegrou enquanto retornava para a atmosfera terrestre, matando todos os sete astronautas a bordo.
Segundo a investigação do caso, um pedaço de espuma isolante se soltou do tanque externo de combustível durante a decolagem. Com isso, houve danos no escudo térmico do Columbia, o que comprometeu sua capacidade de suportar as altas temperaturas da reentrada.
4 – Explosão do foguete Proton-M (2013)
Em julho de 2013, um foguete Proton-M russo explodiu logo após a decolagem, espalhando detritos pela área de lançamento.
O foguete transportava três satélites de navegação para o sistema GLONASS da Rússia. De acordo com a investigação, os acelerômetros do foguete foram montados de forma incorreta, o que levou a uma falha catastrófica no controle de voo.
5 – Acidente com a nave Soyuz 11 (1971)
Por fim, temos aquele que, até o momento, é considerado o único acidente com mortes ocorridas no espaço.
Em 1971, a nave Soyuz 11 se acoplou com sucesso à estação espacial Salyut 1. No entanto, após desacoplar da estação, uma válvula defeituosa causou uma despressurização no módulo de serviço, e o acidente matou os três cosmonautas soviéticos da tripulação por asfixia.
Infelizmente, a história da exploração espacial é marcada por avanços incríveis, mas também por trágicos acidentes.
Cada desastre serve como uma lição valiosa para as agências espaciais e empresas como a SpaceX, que procuram desenvolver tecnologias mais seguras e eficientes para o futuro.
Você também pode gostar de ler
Conheça GLASS-z12, mais distante GALÁXIA encontrada pelo telescópio James Webb
Este texto foi escrito com auxílio de Inteligência Artificial e revisado, editado e aprimorado pelo jornalista Felipe Matozo.