Ford Fiesta ou Volkswagen Gol? Comparativo entre os hatches populares de 2017

Qual é o melhor: Fiesta ou Gol? Veja o comparativo entre dois dos hatches usados mais populares do país e escolha o seu preferido.


Quem está em busca de um carro compacto no mercado brasileiro, provavelmente incluiu o Ford Fiesta e o Volkswagen Gol entre as opções para se avaliar.

Afinal, ambos os carros têm décadas de popularidade no país. E se você está na dúvida sobre qual dos dois é melhor, veja este comparativo que traz vantagens e desvantagens dos dois modelos para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Mas antes de começarmos, vale destacar que os modelos usados para o texto abaixo foram o Ford Fiesta SE 1.6 16V 2017 e o Volkswagen Gol Trendline 1.0 2017.

Desempenho e consumo

Ford Fiesta ou Volkswagen Gol Comparativo entre as hatches populares de 2017
Veja um comparativo entre o Fiesta (imagem) e o Gol, ambos modelos de 2017. Foto: Divulgação

Quando falamos de desempenho, o Fiesta leva vantagem com seu motor 1.6, entregando 128 cv com álcool e 125 cv com gasolina. Enquanto isso, o Gol tem um motor 1.0 que oferece 82 cv com álcool e 75 cv com gasolina.

Apesar da diferença de potência, o consumo dos dois carros é bem parecido: na cidade, o Fiesta faz 8,2 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina, enquanto o Gol faz 8,8 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina.

Na estrada, os números são 10 km/l (álcool) e 14,6 km/l (gasolina) para o Fiesta e 10,3 km/l (álcool) e 14,5 km/l (gasolina) para o Gol.

Dimensões e espaço interno

Quanto ao tamanho, os dois carros são bem parecidos. O Fiesta é um pouco maior, com 3,97 m de comprimento e 2,49 m de distância entre-eixos, enquanto o Gol tem 3,88 m de comprimento e 2,47 mm de distância entre-eixos.

Já em relação ao porta-malas, o que é um quesito importante para quem tem família ou viaja com frequência, o Gol leva uma pequena vantagem com 285 litros, contra 281 litros do Fiesta.

Itens de série e conforto

No quesito itens de série e conforto, o Fiesta sai na frente com uma lista mais extensa, incluindo ar-condicionado, ajuste elétrico dos retrovisores, direção elétrica e ISOFIX para fixação de cadeira infantil.

O Gol, por outro lado, tem ar-condicionado e direção hidráulica como itens de série. Mas oferece ajuste elétrico dos retrovisores e ISOFIX apenas como opcionais.

No caso dos itens de tecnologia e entretenimento, ambos os carros possuem rádio e conexão Bluetooth como itens de série. O Fiesta também conta com conexão USB e computador de bordo, enquanto o Gol tem rádio, conexão USB e volante multifuncional como itens opcionais.

Preço: qual o mais barato, Fiesta ou Gol?

volkswagen gol
Gol. Foto: Divulgação/Volkswagen

Falando de dinheiro, o Gol tem uma vantagem em relação ao preço. Afinal, o Gol Trendline 1.0 2017 custa cerca de R$ 44.646, enquanto o Fiesta SE 1.6 2017 custa em torno de R$ 51.000.

Obviamente, isso também reflete no IPVA, que depende do valor do carro. Com estes valores, o IPVA em São Paulo, por exemplo, fica em cerca de R$ 1.786, contra R$ 2.040 do Fiesta.

Qual vale mais a pena, Fiesta ou Gol?

De modo geral, o Fiesta é uma opção mais completa e com melhor desempenho, mas o Gol tem um preço mais atraente e um porta-malas um pouco maior.

De qualquer forma, podemos dizer que ambos os carros são excelentes opções no segmento de compactos usados. Assim, a escolha vai depender do que você valoriza mais: conforto e desempenho ou economia na hora da compra.

Além disso, é importante lembrar que o mercado de carros usados também pode oferecer boas oportunidades, com versões mais completas do Gol ou do Fiesta a preços competitivos. Portanto, não deixe de pesquisar e comparar ofertas antes de tomar sua decisão.

Agora que você já sabe tudo sobre o Fiesta e o Gol, conte para nós nos comentários qual deles ganhou seu coração e por quê! E se você gostou deste comparativo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Até a próxima!

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Este texto foi escrito com auxílio de Inteligência Artificial e revisado, editado e aprimorado pelo jornalista Felipe Matozo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.