Freelancer: Veja os melhores sites em português para encontrar serviços

Veja aqui No Detalhe os melhores sites em portugues para encontrar serviços e oferecer seu trabalho Freelancer.

Com as taxas de desemprego e inflação cada vez mais altas, mais profissionais buscam por meios alternativos de trabalho. Hoje, de forma gradual, mais pessoas começam a aderir à modalidade freelancer.

Os chamados “freelas” são profissionais que atuam de modo autônomo e prestam serviços de forma independente. Os freelas são capazes de executar suas atividades de casa ou escritório pessoal para empresas, organizações e pessoas físicas.

Publicidade

Publicidade

Um exemplo desses números está na plataforma Workana, que em 2020 fechou com mais de um milhão de cadastrados. A partir daí, esses números só crescem. A incerteza no mercado de trabalho faz com que a nova geração olhe além de um emprego tradicional.

O que é ser freelancer no mercado brasileiro?

Com uma crise econômica e dados de desemprego cada vez mais altos, e ainda por cima uma pandemia, muitos profissionais tornaram a modalidade freelancer uma oportunidade indispensável para a garantia de seu sustento ou renda extra.

Freelancer Veja os melhores sites em português para encontrar serviços (2)
Fonte/Reprodução: original

É possível afirmar com convicção que essa categoria está em plena expansão no mercado brasileiro e com tendência de um crescimento ainda maior depois da Covid-19.

Publicidade

Publicidade

Quais as áreas que mais contratam freelancers no Brasil?

De acordo com os dados da plataforma Workana, profissionais da área de tradução e conteúdos obtiveram 37,74% das oportunidades do site. Os segundos mais procurados foram serviços na área de design e multimídia, que representam 34,61% das contratações.

A área de tecnologia de informação (TI) e programação ficaram em terceiro como os mais procurados, com 15,61% de admissões.

Tradução

A área está em grande crescimento, pois muitas empresas com negócios internacionais esbarram em outro idioma, assim os profissionais da área de tradução são fundamentais na escrita e comunicação oral.

O principal ponto para realizar serviços nessa área é o total domínio no idioma. O diploma pode ser dispensável, porém, as empresas preferem profissionais com formação em Letras, assim é possível garantir uma boa escrita e oratória também na língua portuguesa.

Design

Essa é uma área altamente promissora para pessoas criativas, apaixonadas por tecnologia e com conhecimento técnico de produção artística e estética. O design está em segundo lugar no pódio das contratações. Isso se dá ao fato de empresas migrarem para o digital, o que gera a necessidade da criação de identidades visuais no ambiente on-line.

Tecnologia

Os profissionais dessa área são cada vez mais procurados por empresas para o complemento de seus times. Para quem já tem formação nessa área e pretende começar sua carreira como freelancer, é recomendado a atualização em linguagens de programação para web, apps e gerenciamento de dados.

Publicidade

Publicidade

Para realizar esse tipo de trabalho é necessário certo conhecimento em empreendedorismo e gerenciamento de projetos, dominar no inglês, entre outras habilidades.

Conheça alguns sites em português ideais para empregos de freelancers

Hoje existem uma infinidade de sites com essa proposta. Eles são responsáveis por mediar a comunicação entre o freelancer e a empresa/pessoa que requisita os serviços. Listamos os principais sites atuantes no mercado em português, veja abaixo.

Workana

Plataforma muito conhecida no Brasil, tem o intuito de reunir freelancers com seus clientes.

99 Freelas

Segue a mesma proposta e é uma plataforma gratuita para se cadastrar e enviar novas propostas. O plano premium é ofertado para aqueles que querem obter mais vantagens e ter relevância nas buscas.

Crowd

Publicidade

Trata-se de uma startup com uma proposta mais original: oferece equipes remotas para projetos específicos.

Publicidade

GetNinjas

Opção genérica com o objetivo de conectar o freelancer com profissionais de várias áreas.

Rock Content

Essa plataforma é voltada para freelancers apenas das áreas de marketing de conteúdo. Após o cadastro, o profissional fará parte da rede de talentos e poderá receber chances de trabalho e ainda treinamento por meio de cursos.

É necessário que o freelancer tenha cadastro de pessoa jurídica.

Trampos

Publicidade

Publicidade

Uma plataforma conhecida extremamente voltada para vagas. Seu cadastro é gratuito e permite que o usuário crie um perfil personalizado para atrair a atenção dos recrutadores. Como os outros, esse site possui a opção paga para todos que necessitam se destacar dentre os demais.

Quem opta por esse mercado normalmente está insatisfeito com o mercado tradicional e/ou precisa de renda extra.

Lembre-se que para abraçar a vida de freelancer é necessário ter muita disciplina e organização. Muitas são as vantagens desse meio, como, por exemplo o menor gasto com tempo e trânsito, plena liberdade para a escolha de cada trabalho e controle do próprio tempo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário