GRANDE PRESENTE pra quem precisa pagar IPVA BA 2023

Eduardo Peres

06/01/2023

Os residentes do Estado da Bahia que iriam pagar o IPVA BA de 2023 receberam recentemente um ótimo presente que com certeza irá animá-los. Veja aqui no No Detalhe qual é o tal presente disponibilizado pelo Detran.

Detran-BA disponibiliza um desconto de 20% para o IPVA de 2023!

Recentemente, o Governo do Estado da Bahia informou que todos aqueles que forem pagar o IPVA de 2023 poderão realizar o pagamento do imposto em cota única, ou seja, sem parcelas, com um total de 20% de desconto até o dia 10 de fevereiro.

Aqueles que não pagarem o imposto até o dia 10 de fevereiro, podem optar por dividir o pagamento em até 5 parcelas, ou então pagar o valor em cota única com um desconto de 10%, também em cota única, para quem decidir pagar o imposto depois do vencimento da primeira parcela, que varia de acordo com o final de cada placa veicular.

Uma tabela foi disponibilizada revelando a data limite para o pagamento de cada parcela, juto com o prazo para o pagamento das cotas únicas. Os números à esquerda da tabela indicam o número no final de cada placa veicular. Confira a seguir.

grande-presente-pra-quem-precisa-pagar-ipva-ba-2023 (Imagem: Reprodução/ Governo do Estado da Bahia)

GRANDE PRESENTE pra quem precisa pagar IPVA BA 2023 (Imagem: Reprodução/ Governo do Estado da Bahia)

Os descontos de 10% e 20% foram feitos no ano de 2021, e são mantidos até hoje. Além disso, aqueles que desejam parcelar o pagamento em até 5 vezes precisam dever um valor do IPVA que seja maior de R$ 120,00, caso contrário não será possível realizar a parcela.

Uma informação interessante sobre o IPVA na Bahia é que existem 2,4 milhões de veículos, e valor do imposto pago pelo proprietário de cada um dos automóveis é resulta na segunda maior fonte de renda tributária do estado, e além disso, o valor que é arrecadado do imposto é dividido igualmente com o governo do estado e com o município  no qual o carro foi registrado.

Caso o proprietário do veículo possua alguma dívida pendente, como multas ou algo do tipo, a quitação do valor deverá acontecer até o a data de vencimento da quinta parcela, e caso o indivíduo não consiga efetuar o pagamento a tempo, ele não poderá parcelar o pagamento em até 5 vezes.

Os descontos (assim como as parcelas e os valores) foram definidos com base na inflação, que todos os anos vem se mostrando como um problema e uma preocupação para todos os brasileiros, e que também começou a afetar o mercado de automóveis em larga escala nos últimos anos para cá.

A tabela mostrada acima, assim como as condições de pagamento, estão todos disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA).

Para realizar o pagamento do imposto é necessário ir até uma agência bancária ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob. Certifique-se que você possua o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) em mãos, e se você desejar, também pode efetuar o pagamento através do aplicativo de cada banco pelo celular ou acessando o site deles na internet.

Também é possível optar apenas pelo pagamento do IPVA, ou também decidir pagar todas as dívidas pendentes, como multas, caso haja algumas, ou do licenciamento anual, sendo possível escolher se você deseja pagar em cota única com ou sem descontos, ou parcelado em até 5 vezes.

Alertas dados pelo Detran sobre o IPVA

O Detran-BA informou alguns detalhes, que você poderá ver a seguir, que precisam ser levados em consideração por aqueles que irão pagar o imposto, pois o valor da dívida engloba também valores pendentes como multas e débitos do licenciamento anual, e caso haja atraso no pagamento de tais dívidas, o indivíduo será multado pelo atraso e não poderá parcelar o pagamento, como foi mencionado antes.

O segundo alerta emitido pelo Detran-BA é a respeito da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e). Agora, ao invés do documento ser enviado diretamente para a residência do indivíduo, é ele quem deverá imprimir ou salvar digitalmente o documento após o pagamento do IPVA, do licenciamento e das multas, caso haja alguma.

Dessa forma, a pessoa pode imprimir e guardar o documento na sua residência, ou então tê-lo salvo no computador ou celular caso seja necessário apresentá-lo.

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.