IBGE abre concurso público com 48,5 mil vagas

O IBGE abriu nesta quarta-feira um concurso público complementar, disponibilizando cerca de 48,5 mil vagas espalhadas por todo o país.

Na última quinta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um edital de concurso público dando início ao processo seletivo para novos recenseadores. Ao todo, são 48.535 vagas, com um contrato de duração de três meses.

Nesta matéria do No Detalhe, você vai conhecer todos os detalhes desse novo concurso público do IBGE, tirar suas dúvidas e aprender a fazer sua inscrição. Continue lendo!

Publicidade

Publicidade

Vagas são para Recenseadores

Este novo edital foi criado com o intuito de preencher as vagas que não foram preenchidas no último concurso realizado pelo IBGE. No concurso anterior (com 206 mil postos de trabalho em todo o país), cujo resultado foi divulgado no dia 20 de maio, 126.360 candidatos foram classificados e outros 87.450 passaram para a categoria “Não-eliminados”, o que quer dizer que ainda têm chances de convocação.

IBGE abre concurso público com 48,5 mil vagas (Imagem: Reprodução/IBGE)
IBGE abre concurso público com 48,5 mil vagas (Imagem: Reprodução/IBGE)

O edital publicado essa semana visa justamente compensar essa diferença de 48.535 vagas, voltadas especificamente para o cargo de Recenseador, ou seja, trabalhadores que ficarão responsáveis por coletar informações diretamente em residências de brasileiros.

Segundo o IBGE, as vagas serão distribuídas de acordo com a necessidade de cada município, pois o ideal é que os aprovados sejam convocados para trabalhar justamente no setor em que moram, pois já estarão familiarizados com a geografia, com a segurança e com as características culturais do local.

Publicidade

Publicidade

Salário e tempo de contrato

O salário não é fixo; em vez disso, o recenseador recebe por produção, ou seja, pelo setor censitário, pelos domicílios urbanos/rurais no setor, pelo tipo de questionário e pelos brasileiros recenseador que tiveram seus dados coletados. A jornada recomendada pelo IBGE é de 25 horas semanais.

Fora o salário, os aprovados também receberão auxílios para alimentação, transporte e pré-escola, além de férias e 13º salário. Porém, o contrato tem duração de apenas 3 meses, podendo ser posteriormente estendido.

Período de inscrições

As inscrições foram abertas às 11h00 da última quinta-feira, 09 de junho de 2022, e vão durar até o dia 15 de junho. Ou seja, o período de inscrição vai durar apenas uma semana, cabendo ao interessando se inscrever o quanto antes.

Como fazer a inscrição?

As inscrições devem ser feitas diretamente através do site do IBGE, que pode ser acessado clicando-se aqui. É preciso preencher um formulário com informações pessoais  e anexar cópias de seus principais documentos (identidade e titulação acadêmica).

Embora a titulação acadêmica seja classificatória, não é preciso ter ensino superior para concorrer a uma das vagas. Até mesmo pessoas apenas com Ensino Fundamental podem se candidatar.

Além disso, convém observar que as inscrições para este processo seletivo são gratuitas.

Publicidade

Publicidade

CLIQUE AQUI PRA CONFERIR AS ÚLTIMAS NOVIDADES DE CONCURSOS PÚBLICOS

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário