Importância das palavras-chave no currículo: Veja como elas funcionam e dicas!

Felipe Matozo

28/05/2021

Com o mercado de trabalho passando por constantes transformações, principalmente por conta da tecnologia, profissionais de diversos setores precisam se adaptar às novidades para não perderem oportunidades. Uma das novas situações que se encaixam nessa realidade é a questão das palavras-chave no currículo.

Hoje em dia, as palavras-chave são essenciais para que o candidato tenha mais chances de ter seu currículo online visto pelos recrutadores. Afinal, muitas empresas usam filtros de busca para facilitar a análise de currículos.

Segundo o especialista em recursos humanos e carreiras Eduardo Felix, empresas usam softwares que selecionam os currículos que contém as palavras-chave mais ligadas à vaga, deixando de fora os menos qualificados.

pessoa mexendo em notebook

Imagem: Reprodução/Canva

Felix explica que estes softwares são utilizados para fazer a triagem inicial porque facilitam o trabalho de análise de candidatos em meio ao alto número de currículos recebidos. O modo de operação destes robôs é relativamente simples, eles selecionam dados dos candidatos a partir de palavras-chaves que os recrutadores definem previamente.

Além disso, é possível personalizar essas ferramentas com filtros específicos relacionados questões como tempo de experiência, por exemplo. Dessa forma, se uma empresa quer um profissional com 5 anos de experiência como gerente, quem tem 4 anos 11 meses fica de fora da disputa.

Por conta disso, é fundamental que o candidato saiba quais palavras-chave usar em seu currículo para cada vaga que ele irá disputar. Isso porque ele pode perder a oportunidade apenas por não saber usar os termos certos para dizer que tem o perfil desejado.

Veja também: 7 dicas para ter um currículo completo – Veja aqui!

É preciso identificar os principais termos para cada vaga

De acordo com o especialista em RH, o candidato irá perceber na descrição de cada vaga que muitas palavras se repetem na lista de requisitos e atividades a desempenhar.

Por isso, é preciso observar bem a descrição colocar nos tópicos de resumo e de experiências profissionais do currículo as principais palavras-chave encontradas. Entretanto, isso deve ser feito de forma que faça sentido, ou seja, não basta ficar incluindo palavras soltas, tem que saber indicar sua experiência com cada situação.

E como o candidato precisa adaptar seu currículo para cada vaga, ele precisa pôr em destaque as experiências mais relevantes para a oportunidade em questão. Sendo assim, quem tem experiências em áreas diferentes, pode deixá-las em segundo plano, por exemplo.

Outra questão que Eduardo Felix destaca é a necessidade de pesquisar o melhor nome para o cargo. Isso porque algumas empresas usam nomenclaturas diferentes para uma função, e se o candidato colocar em seu currículo um nome pouco utilizado, ele pode ficar invisível para os robôs.

Como saber as melhores palavras-chave para seu currículo?

Segundo Felix, os candidatos devem observar os termos que mais se repetem em anúncios de vagas de sua área e fazer uma lista. Para isso, é preciso notar as palavras mais comuns, o que as empresas mais pedem como requisito e os tipos de experiência mais desejados.

Após listar termos entre os requisitos e atividades descritas, Felix sugere a criação de um banco de palavras-chave para fazer um cruzamento entre as que mais se repetem. A partir dessas informações, o candidato pode montar o seu currículo, tendo sempre em mente que é preciso adaptá-lo para cada vaga.

Uma estratégia interessante é reforçar as principais palavras em mais de um tópico do currículo, só tomando cuidado com exageros.

De acordo com o especialista em RH e carreiras, os principais campos do currículo onde entram as palavras-chave são: Objetivo, Resumo e Experiências Profissionais. No caso das experiências, é preciso incluir os termos nas descrições de atividades realizadas.

Além disso, o site Vagas.com reforça a necessidade de que o texto faça sentido, em vez de ser um “checklist” de experiências. Afinal, após a triagem automática dos softwares, os recrutadores leem os currículos para conhecer os candidatos, e o documento precisa ser interessante e compreensível.

Outra sugestão do Vagas.com é manter o currículo sempre atualizado, e inserir nele o máximo de informações possível. Segundo o site, as empresas tendem a dar preferência para currículos recém atualizados.

Veja também: Como se destacar no mercado de trabalho? Saiba dicas fundamentais

Exemplos de palavras-chave por área

O site Vagas.com também lista algumas palavras-chave importantes para profissionais de diferentes áreas terem atenção em seus currículos:

  • Área de Administração: operação; contratos; rotina administrativa.
  • Finanças: cobrança; auditoria; contas a pagar e a receber.
  • Direito: legislação; trabalhista; cível; tributário.
  • Marketing: SEO; social media; PPC; CRM.
  • Design: Illustrator; experiência do usuário; UX; UI.
  • Desenvolvimento: Javascript; HTML; React; Ruby on Rails.

Fonte: G1

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta