CPF: inscrição e atualização do documento podem ser realizadas nos Correios
Quem precisa realizar a inscrição ou atualização do CPF pode fazê-la em agências dos Correios. Confira, aqui, como funciona e como efetuar esses serviços!
O que é o CPF?
Trata-se do Cadastro de Pessoa Física, um documento que identifica o cidadão na Receita Federal. Seu porte não é obrigatório, mas o número é solicitado em diversos processos.
Todo cidadão deve informar seu CPF em inscrição em concursos, matrícula em universidade e realização de operações financeiras. Caso vá declarar dependentes no imposto de renda, também é obrigatório informar o número do documento.
Como emitir o CPF nos Correios
Quem precisa emitir o CPF pode realizar esse serviço em qualquer agência dos Correios, desde que pague uma taxa de R$ 7,00, e o documento sai na hora.
Para utilizar esse serviço, basta comparecer a uma agência dos Correios munido de documentos pessoais, como os que são listados a seguir:
- Carteira de identidade oficial (RG) ou certidão de nascimento que comprove a filiação, a data de nascimento e a naturalidade do solicitante. Um detalhe importante: se o documento de identificação não tiver o nome dos pais, não é obrigatório comprovar a filiação;
- Título de eleitor, comprovante de alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral que indique a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral. Tais documentos são obrigatórios para maiores de 18 anos de idade.
Como alterar ou regularizar o CPF nos Correios
Os serviços de alteração ou regularização podem ser feitos gratuitamente em uma agência dos Correios em até 60 dias contados a partir da emissão do documento. Veja em quais casos é possível formalizar a alteração/regularização:
- Casamento e alteração de nome: é obrigatório apresentar a certidão de casamento;
- Erro em data de nascimento: apresente a carteira de identidade ou certidão de nascimento;
- Alteração de endereço: não há necessidade de apresentar comprovantes;
- Correção de dados cadastrais de brasileiros ou estrangeiros: se for dado de identificação errado, apresente um documento de identificação para correção.
Como emitir o CPF online
Quer uma alternativa rápida e prática para emitir o documento? É só fazê-lo online no site da Receita Federal. Além da facilidade dessa opção, há outro benefício: a inscrição é gratuita.
Mas, como emitir o CPF online? A seguir, apresentamos um passo a passo para realizar esse serviço. Acompanhe:
- Acesse a página de inscrição CPF, disponível no site da Receita Federal;
- Preencha o formulário de inscrição;
- Clique em “enviar”.
Não há idade mínima para tirar o CPF e o serviço também está disponível para estrangeiros. Vale lembrar que desde 2015 o documento passou a ser gerado gratuitamente e registrado na certidão de nascimento.
Portanto, não há necessidade de emiti-lo para quem nasceu a partir desse ano, basta verificar a certidão para obter a informação.
Como alterar dados cadastrais do CPF online
Além do serviço de inscrição, a Receita Federal também disponibiliza a alteração de dados cadastrais do CPF online, alternativa mais prática e gratuita. Confira um passo a passo para efetuá-la:
- Acesse a página de alteração de dados cadastrais no CPF;
- Preencha o formulário de alteração;
- Clique em “enviar”.
A alteração é indicada para casos como modificação de nome, nacionalidade, data de nascimento, entre outras correções de dados pessoais.
Como regularizar o cadastro do CPF online
Caso o CPF esteja suspenso, o que impossibilita o uso do documento, dá para regularizá-lo no site da Receita Federal gratuitamente. Veja um passo a passo para utilizar esse serviço:
- Acesse a página de regularização do CPF;
- Preencha o formulário de pedido de regularização;
- Clique em “enviar”.
Caso esteja em dúvida se o documento realmente está suspenso, dá para consultar a situação cadastral online também na página da Receita.
Como consultar a situação cadastral do CPF
O serviço de consulta da situação cadastral é disponibilizado online no site da Receita e permite que o cidadão verifique o status e dados do documento. Confira como efetuar a consulta:
- Acesse o serviço de consulta do CPF;
- Informe o número do CPF e data de nascimento;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “consultar”.
É importante mencionar que a página de resultado dessa consulta não funciona como um comprovante de inscrição no CPF. Caso precise desse documento, acesse o serviço de impressão de comprovante.