INSS confirma PENTE-FINO e promete tirar MILHÕES de pessoas do cadastro; veja sua situação
O INSS anunciou que pretende fazer o maior pente-fino da história e que milhões de pessoas poderão perder cadastro.
O Ministério do Trabalho e Previdência Social anunciou que está se preparando para o maior pente-fino da história do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que deverá cancelar o pagamento daqueles cidadãos que não atendem aos critérios estabelecidos.
Em breve, haverá uma nova rodada de pagamentos e os novos cortes já deverão ser considerados.
INSS afirma que irá realizar maior pente-fino da história
O Ministério do Trabalho e Previdência faz uma revisão periodicamente com o objetivo de conferir se não há pagamentos sendo realizados de maneira indevida. Para a próxima rodada de pagamentos, o Ministério já afirmou que pretende fazer o maior pente-fino da história e que milhões de pessoas poderão perder o cadastro.
Isso vai acontecer para evitar que pessoas que não estejam cumprindo com os critérios estabelecidos continuem recebendo benefícios e evita gastos do cofre da União. Desse modo vai ser possível melhorar a prestação de serviços, fazendo uma distribuição mais assertiva.
O pente-fino ou a revisão mais rígida será feita sobre aqueles que recebem o pagamento do Auxílio por incapacidade temporária e por incapacidade permanente.
O Benefício por Prestação Continuada (BPC) e algumas aposentadorias também estão sujeitos a passar por essa revisão mais rígida.
Como manter o cadastro ativo?
Os cidadãos que não querem correr o risco de ter o pagamento de seu benefício cortado devem se atentar à perícia regular feita por servidores do INSS.
O resultado da perícia médica no caso do Auxílio por incapacidade temporária deve ser validado pelos peritos do INSS em até 90 dias após a solicitação e comprovar a necessidade do trabalhador em se manter afastado do trabalho.
No caso do Auxílio por incapacidade permanente ou por invalidez a perícia, realizada também periodicamente, precisa comprovar a continuação desse estado de saúde do trabalhador.
Veja também: Você no Azul: siga ESTES PASSOS para renegociar dívidas na CAIXA com descontos de até 90%