Investimento em imóveis vale a pena? Veja 5 vantagens e 5 desvantagens

Confira algumas das principais vantagens e desvantagens do investimento em imóveis para saber se isso vale a pena ou não.


Mais do que comprar a casa própria, muitas pessoas veem a aquisição de imóveis como um investimento. Mas será que vale a pena investir em imóveis?

Veja também: Vai investir pela primeira vez? Veja 6 dicas FUNDAMENTAIS para não se arrepender!

Para definir se este é um tipo de investimento vantajoso ou não, há uma série de fatores que devem ser levados em conta.

Investimento em imóveis vale a pena? Veja 5 vantagens e 5 desvantagens
Veja algumas das principais vantagens e desvantagens de investir em imóveis. Foto: Freepik

Por isso, reunimos a seguir as principais vantagens e desvantagens de investir em imóveis para te ajudar a decidir se isso se encaixa no seu perfil e no que você espera de um investimento.

Vantagens do investimento em imóveis

1 – Investimento em imóveis gera uma renda passiva

O investimento em imóveis é um tipo de renda passiva porque ele gera uma fonte de recursos que não depende de trabalho.

Afinal, você pode alugar o imóvel, por exemplo, e obter uma renda a partir deste investimento. De modo geral, podemos dizer que o dinheiro trabalha para você.

2 – Imóveis costumam valorizar

Outra vantagem de investir em imóveis é a questão da valorização. Isso porque as variações de preço de imóveis costumam ser “para cima”, é raro ver imóveis perderem valor de mercado.

Essa situação vale principalmente para imóveis em regiões que estão em desenvolvimento. Nesse caso, o preço de um imóvel pode mais que dobrar com o passar dos anos, dependendo da localização.

3 – É uma forma de diversificar o portfólio

Para quem já faz outros investimentos, adquirir um imóvel é uma forma de diversificar a carteira e trazer mais segurança. Afinal, se um dos investimentos não oferecer o retorno esperado, um imóvel pode ser uma espécie de “porto seguro” no seu portfólio.

4 – Potencial de rendimento elevado

Investir em imóveis pode gerar um bom rendimento com o passar dos anos, principalmente com o lucro proveniente de aluguel e a valorização do imóvel.

Conforme já adiantamos, ao comprar um imóvel em uma região que está crescendo e apresenta bom potencial de valorização, você pode vendê-lo futuramente para ganhar uma boa margem de lucro em cima e garantir um belo “pé de meia”.

5 – Investimento em imóveis é seguro

Por fim, vale destacar que adquirir imóveis é um dos tipos de investimento mais seguros que existem.

Isso porque os imóveis sempre serão bens valiosos e com alta procura, e as probabilidades de desvalorização são relativamente pequenas.

Desvantagens do investimento em imóveis

1 – Alta demanda

Por outro lado, a constante alta procura por imóveis também faz com que seu valor de compra aumente constantemente. Na hora de vender, isso é ótimo, mas para quem está comprando esta é uma situação que faz com que o investimento seja alto.

Essa situação vale para regiões que estão com valores altos devido à especulação imobiliária. Voltando ao exemplo das cidades em desenvolvimento, se você chegar “tarde demais”, os valores acabam ficando muito altos.

2 – Despesas elevadas com o investimento em imóveis

Se engana quem pensa que é fácil ter renda com aluguel ou manter um imóvel “parado”. Afinal, existem custos frequentes como impostos, taxas de manutenção, reparos e melhorias que podem causar um impacto elevado no orçamento.

Por isso, ao investir em imóveis, é importante estar preparado para alguns gastos frequentes e outros que podem te “pegar de surpresa”.

3 – Difícil de vender

Em comparação com outros ativos, imóveis são mais difíceis de se vender. Por se tratar de um investimento alto que costuma ser aquisição mais importante da vida de uma pessoa ou família, o proprietário de um imóvel pode esperar meses ou até anos até conseguir vendê-lo.

4 – Flutuações no mercado

Quando o mercado imobiliário fica instável, os preços variam mais do que o normal e podem aumentar o risco de desvalorização de um imóvel.

Esse tipo de fenômeno não é tão comum, mas o risco de instabilidade existe e é importante ficar atento a variações no mercado.

5 – Risco de locação

Para as pessoas que pretendem investir em imóveis para locação, esse tipo de renda traz alguns riscos. Um dos principais que nós podemos destacar é o risco de inadimplência por parte dos inquilinos.

Nesse caso, além de não ter a devida renda com o imóvel, você também pode ter de lidar com questões jurídicas e outras situações chatas. Por isso, na hora de locar um imóvel, tenha em mente que inquilinos também podem gerar algumas dores de cabeça.

Você também pode gostar de ler
FGTS Futuro para financiamento de imóveis? Tire suas dúvidas sobre essa novidade

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.