IPTU 2021 Belém: data do vencimento é alterada. Confira!

Flavio Carvalho

12/02/2021

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 de Belém teve sua data de vencimento alterada pela Sefin (Secretaria Municipal de Finanças). Antes, o prazo era dia 10/02. Agora, passou para 10/03. Confira, aqui, mais detalhes.

iptu 2021 belém

Nova data de pagamento do IPTU 2021 Belém

A Secretaria Municipal de Finanças divulgou nesta semana que alterou a data de vencimento de carnês do IPTU 2021 de Belém, passando de 10/02 para 10/03.

De acordo com a Sefin, neste ano as etapas de processamento, impressão e postagem do terceiro lote de carnês do IPTU exigiu mais tempo do que o previsto, o que ocasionou em um atraso no processo.

Para evitar que a população fosse prejudicada, já que sobre o valor do imposto há incidência de juros e multas no pagamento em atraso, o órgão optou por postergar a data de vencimento.

Manutenção dos descontos IPTU 2021 Belém

Uma das dúvidas dos proprietários dos imóveis é se essa alteração resultará na perda do desconto no pagamento do IPTU 2021 Belém em cota única (à vista). Não, a Sefin confirmou que o abatimento está mantido.

No entanto, é importante ressaltar que o desconto é válido somente para pagamentos à vista. Caso tenha interesse em parcelar o imposto, não há abatimentos sobre o valor.

O proprietário do imóvel tem duas alternativas de desconto no pagamento à vista: se efetuá-lo até 10 de fevereiro ganha 10% ou até 10 março tem 7% de abatimento sobre o valor total do imposto.

Se preferir parcelar, o valor integral do imposto pode ser dividido em até 10 vezes. Neste caso, é só efetuar o pagamento da primeira parcela e as demais serão geradas automaticamente pela Sefin.

Como fica o pagamento do IPTU 2021 Belém?

Quem já recebeu o carnê do imposto pode realizar o pagamento normalmente. Caso não tenha recebido, é possível emitir o boleto IPTU 2021 Belém no site da Sefin, conforme passo a passo abaixo:

  1. Acesse o serviço de emissão do boleto IPTU 2021 Belém;
  2. Selecione “IPTU”;
  3. Informe o número de inscrição imobiliária. Caso não o saiba, clique em “buscar inscrição por endereço” e preencha o formulário para obtê-lo;
  4. Clique em “buscar”;
  5. Selecione o boleto de seu interesse.

Procure pagar o imposto dentro do prazo de vencimento do boleto para evitar o crescimento da dívida, uma vez que sobre o valor incidem juros e multas em atraso.

Isenção IPTU 2021 Belém

Nem todo proprietário de imóvel é obrigado a pagar o IPTU 2021 Belém. Há um caso de isenção automática garantida pela prefeitura do município: imóvel cujo valor venal é de até R$ 54.331,78.

De acordo com a prefeitura, aproximadamente 178.516 pessoas em Belém se encaixam nesse critério. Se for o seu caso e não teve a isenção automática, entre em contato com a Sefin para regularizar a situação.

Aumento do IPTU 2021 Belém

Segundo a Sefin, o reajuste do IPTU ficou em 2,65% em relação a 2020, considerando a inflação acumulada pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), que foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pagamentos em atraso

Quem deixou de pagar o IPTU de anos anteriores pode aproveitar uma vantagem: a possibilidade de descontos sobre o valor em aberto. A Secretaria Municipal de Finanças dá abatimentos sobre parcelas em atraso de anos anteriores.

Para verificar valores e emitir guias de quitação ou parcelamento de débitos, acesse o site da Sefin, conforme o passo a passo indicado abaixo:

  1. Acesse o site Sefin;
  2. Em “serviços on-line”, selecione “parcelamento de saldo devedor”;
  3. Selecione “IPTU”;
  4. Informe número de inscrição do imóvel e da guia;
  5. Clique em “prosseguir”;
  6. Selecione a forma de pagamento que mais se adequar ao seu orçamento;
  7. Emita o boleto para pagamento.

O que acontece se não pagar o IPTU 2021 Belém?

O problema imediato é que o proprietário do imóvel enfrenta é o crescimento da dívida, com acúmulo de juros e multa sobre o valor do imposto em atraso. Se passar muitos anos sem pagar o tributo, o débito pode ser inscrito na dívida ativa.

Na prática, isso significa que seu proprietário não conseguirá tomar crédito em instituições financeiras e corre o risco de perder o imóvel para a prefeitura, que poderá leiloá-lo para pagamento da dívida.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta