IPTU 2023 pode ficar 30% mais caro em Curitiba; entenda o motivo

Alexandre G. Peres

17/11/2022

Moradores de Curitiba, capital do Paraná, podem pagar até 30% a mais de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2023 caso um projeto atualmente em tramitação seja aprovado.

Isso porque houve uma mudança na Planta Genérica de Valores (PGV), que é utilizada como base para o cálculo do imposto na capital. Essa mudança foi aprovada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal, por 7 votos a 2.

Esse projeto foi elaborado pelo vereador Serginho do Posto (União), presidente da comissão. Agora, ele segue para votação nos colegiados de Urbanismo e Serviço Público.

O quanto pode aumentar o IPTU Curitiba 2023?

Caso essa proposta seja aprovada, o IPTU Curitiba 2023 pode ter as seguintes alterações:

  • 20% dos imóveis podem ter uma redução no valor do IPTU;
  • 43% dos imóveis podem ter um aumento de pelo menos 30% (ou até R$ 250).
  • 37% dos imóveis podem ter um aumento de no máximo 30%.

O que falta para a proposta ser aprovada?

Tendo sido aprovada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal, o projeto segue agora para os colegiados de Urbanismo e Serviço Público, onde deverão passar por novas votações.

Ainda na comissão, dois vereadores votaram contra a proposta: Professora Josete (PT) e Rodrigo Marcial (Novo).

Segundo eles, ela deixa muitas questões em aberto, como: qual o número de contribuintes que serão impactados? Quais os critérios usados para a determinação das faixas e alterações? Como ela vai impactar as contas públicas do município?

Como vai funcionar o IPTU Curitiba 2023?

Já está se preparando para o pagamento do IPTU Curitiba 2023, independente do aumento ou não no valor do imposto?

Pois clique aqui para conferir nossa matéria completa sobre o assunto, incluindo os prazos, como pagar, como gerar segunda via e muito mais!

https://nodetalhe.com.br/iptu-2022-curitiba/

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.