IPTU 2023: capital estuda alterar cálculo e AUMENTAR valor do imposto; outros estados também vão aderir?
A prefeitura de Curitiba está estudando alterar o cálculo do IPTU e é possível que o valor do imposto fique mais caro.
Entrou em discussão na Câmara Municipal de Curitiba um projeto que prevê a correção do valor cobrado no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da coleta de lixo na cidade para o ano de 2023.
O imposto pode ficar mais caro ou mais barato para os moradores, a depender de alguns fatores, caso essa revisão seja feita.
Capital estuda alterar cálculo do IPTU e aumentar o imposto
A Câmara Municipal de Curitiba começou a discutir um projeto que prevê a correção do cálculo do IPTU e os moradores da capital paranaense poderão passar a pagar mais caro ou barato o valor do imposto.
De acordo com a administração municipal, o aumento ou não do imposto vai depender de alguns fatores. A revisão que tem como objetivo atualizar o cálculo é prevista na legislação vigente.
Mais especificamente, a proposta mencionada prevê a atualização da Planta Genérica de Valores, que serve de base de cálculo do imposto. A atualização deve respeitar o limite de até 20%, mais a variação da inflação de dezembro de 2021 a novembro de 2022.
O projeto foi protocolado na sexta-feira (14) e tem 45 dias para ser votado.
Veja também: Uso do FGTS futuro para financiamento de imóveis foi APROVADO; veja os detalhes e condições
Outros estados vão aderir?
De acordo com a prefeitura de Curitiba, a capital possui a mesma base de cálculo desde 2014.
Em geral, o reajuste é feito no primeiro ano de cada gestão da Prefeitura de cada capital. No caso de Curitiba, a pandemia do Covid-19 fez com que a proposta foi prorrogada para 2022.
Em alguns dos estados brasileiros, houve regularização e aumento do IPTU ainda no começo deste ano. Com isso, é possível que não haja reajuste significativo em determinadas localidades até o ano que vem.
Veja também: Uber lança empréstimos de R$ 1 mil a R$ 10 mil a motoristas; conheça as condições para contratar