Como aumentar o score de crédito? 5 dicas que FUNCIONAM!

Que tal começar o ano com bons hábitos financeiros? Veja cinco dicas, que funcionam, para melhorar o score de crédito do Serasa.

Começar o ano de bem com as finanças é uma das metas para muitos brasileiros, ainda mais com a inflação em alta, que diminui o poder de compra da população a cada mês. Quem está positivado, deve buscar maneiras de continuar assim. Já quem está com o nome em vermelho, pode tentar se esforçar para conseguir aumentar o score de crédito e, assim, tirar o cadastro no Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por exemplo. 

O que é o score de crédito do Serasa?

Veja cinco dicas para melhor seu score de crédito no Serasa.
Veja cinco dicas para melhor seu score de crédito no Serasa. (Imagem: Pexels / Divulgação)

O score de crédito da Serasa é um modelo estatístico calculado com base em informações relevantes para a análise de risco de crédito. Ele utiliza dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos, caso possua o Cadastro Positivo ativo. 

Publicidade

Publicidade

O Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo ativo. Ele reúne todo seu histórico de crédito e não só as contas que você deixou de pagar”, explica a instituição. 

Entre os dados analisados estão:

  • Financiamentos;
  • Cartões de crédito;
  • Empréstimos com bancos e com o comércio;
  • Contas pagas mensalmente. 

Com todas essas informações, como dados pessoais e o Cadastro Positivo, o score de crédito do Serasa vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas corretamente nos próximos 6 meses. A classificação é dividida da seguinte maneira:

  • Muito bom: de 701 a 1000 pontos;
  • Bom: de 501 a 700 pontos;
  • Regular: de 301 a 500 pontos;
  • Baixo: de 0 a 300 pontos. 

Ele é calculado com base na composição:

Publicidade

Publicidade

  • Pagamento de crédito (43,6%);
  • Consultas para serviços de crédito (19,3%);
  • Histórico e pagamento de dívidas (19,1%);
  • Crédito contratado e tempo de uso do crédito (18%). 

Para o que serve a pontuação?

Normalmente, esse score é verificado pelos bancos e instituições financeiras quando um cliente solicita um financiamento ou crédito em geral, pois a avaliação indica se a pessoa é uma boa pagadora ou não. 

Mas não é só isso: Rede de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, e prestadores de serviços em geral, ou seja, qualquer empresa que concede crédito aos consumidores verifica o score de crédito do Serasa. 

Ainda sim, cada instituição que disponibiliza empréstimos e financiamentos tem seus próprios padrões, políticas, informações e critérios para aprovar um consumidor. Sabe-se que uma boa pontuação aumenta as chances de aprovação, mas não a garante.

Para verificar sua situação cadastral, antes de solicitar crédito, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em Consultar CPF Grátis;
  3. Digite o seu CPF;
  4. Informe sua senha. Caso não seja cadastrado, basta preencher o cadastro para acessar na mesma hora.

Como aumentar a pontuação para conseguir mais crédito?

Para aumentar o score de crédito no Serasa, algumas dicas sugeridas pela própria instituição podem auxiliar o consumidor brasileira. Veja quais são elas:

  • Manter o cadastro positivo ativo: Ao manter o Cadastro Positivo ativo, os bancos e o mercado em geral, conseguem ter mais informações sobre o consumidor, o que auxilia em uma análise mais assertiva do perfil de crédito;
  • Atualizar os dados junto à Serasa: Entre no site ou aplicativo da Serasa com login e senha; Visite o seu perfil; Entre no menu “Dados cadastrais”; Clique em “Informações pessoais” e confira todos os dados;
  • Pague as contas em dia: Se possível, inclua todas as contas no débito automático. Para fazer isso, basta fazer a solicitação para empresas de energia elétrica, telefonia e gás;
  • Evite ficar negativado: O score de crédito leva em conta todo o histórico de um consumidor. Portanto, quem já ficou com o nome vermelho, vai demorar mais para conseguir elevar a pontuação do que uma pessoa que só atrasou algumas contas;
  • Cuidado com sociedades empresariais: Além do perfil como consumidor, o Serasa também avalia a participação dos brasileiros em empresas. Se o negócio passar por problemas financeiros e falir, por exemplo, o score é afetado. 

A Serasa alerta que não é possível pagar para aumentar o score. Muitos golpistas tentam ludibriar consumidores inadimplentes a fazer isso, mas a Serasa não reconhece essa prática. Uma boa forma de tentar aumentar a pontuação rapidamente, é participar dos feirões de renegociação de dívidas, como o Feirão Serasa Limpa Nome. 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário