IPTU Goiânia 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!
Fique por dentro de todas as informações que já sabemos sobre o IPTU Goiânia 2023 para se preparar para quitar o tributo.
Uma das preocupações dos moradores de Goiânia é o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) referente ao ano de 2023.
Na matéria a seguir, você fica por dentro de tudo que já sabemos sobre o imposto para o próximo ano.
IPTU Goiânia 2023 deverá ser menos caro
A prefeitura de Goiânia, capital de Goiás, fez uma atualização do Código Tributário do Município, que prevê retirada do aumento de 45% sobre o imposto. Isso quer dizer que o tributo ficará menos caro para os moradores da cidade.
Veja também: IPTU Belo Horizonte (BH) 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!
De como projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a estimativa é que o IPTU 2023 passe a ser corrigido apenas pela inflação,
Quem vai ficar isento do imposto?
Como aconteceu em anos anteriores, vão ter isenção do IPTU 2023 os contribuintes que adquirirem o primeiro imóvel residencial em Goiânia.
Da mesma forma, aqueles cidadãos de habitação coletiva, em novos prédios situados no Setor Central, Campinas e Leste Vila Nova, bairros tradicionais da capital cujo incentivo visa a revitalização das áreas que integram o Plano Diretor também vão ficar isentos do tributo.
Também têm isenção garantida aqueles empresários que, por dois anos, tenham aderido ao programa Fachada Limpa, no centro da capital, e ainda os contribuintes que ocupem imóveis tombados, desde que mantidas as características originais.
Nos demais casos, os moradores de Goiânia vão continuar pagando o imposto normalmente.
Como conseguir desconto?
Para quem não tem isenção garantida, é importante procurar saber como conseguir desconto no imposto.
Entre as propostas feitas pela prefeitura, está a de que haja uma redução de 1 ponto percentual em cada faixa de valor de alíquota aplicada no cálculo do Imposto Territorial Urbano (ITU). A medida pode fazer com que alguns imóveis tenham reduções que cheguem a 50%.
A proposta da prefeitura também conta com redução na Taxa de Localização e Funcionamento, tributo pago anualmente pelos estabelecimentos situados no município.
Atualmente, a taxa é calculada de acordo com a área ocupada pelo estabelecimento, sendo que quanto maior a área, maior será o valor pago.
Além disso, o contribuinte também vai conseguir desconto de 10% em pagamento à vista ou o parcelamento em até 4 vezes sem juros.
Veja também: IPTU Recife 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!