IPTU Porto Alegre 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Elouise Lopes

23/11/2022

Os contribuintes do IPTU Porto Alegre já estão preocupados com o pagamento do tributo referente ao ano de 2023. Portanto, é importante ficar por dentro das principais informações.

Na matéria a seguir, você fica a par do que já foi divulgado a respeito do IPTU Porto Alegre 2023.

Quais as formas de pagamento?

Uma das principais novidades em relação ao IPTU Porto Alegre 2023 é que agora o imposto vai ser acessado de maneira 100% digital. Até então, assim como acontece em outras capitais brasileiras, o carnê de pagamento do tributo era enviado pelos Correios.

Veja também: IPTU Salvador 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

A partir do próximo ano, as guias vão ser disponibilizadas exclusivamente no site da prefeitura de Porto Alegre, do dia 2 de janeiro em diante.

Utilizando as guias, os contribuintes continuarão tendo a possibilidade de pagar o tributo em cota única ou parcelado. No caso do primeiro, vale a pena comentar que tem um desconto fixo de 5%.

Já para quem opta por parcelar o pagamento do tributo, é possível dividir o imposto em até 10 vezes, porém não há desconto.

Quais são os descontos?

O cidadão que opta por fazer o pagamento na modalidade à vista pode conseguir abater o valor do imposto. Como comentamos anteriormente, nesse caso há desconto fixo de 5% para pagamento em cota única.

Mas a prefeitura também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. Confira a seguir.

Desconto para quem tem imóvel sem débitos

  • Pessoa física: 3%
  • Pessoa jurídica: 4%

Desconto permanente para quem colocar o CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

  • De uma a seis notas fiscais: 1%
  • De sete a 18 notas fiscais: 2%
  • Acima de 18 notas fiscais: 3%

Veja também: IPTU Vitória 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.