IPVA 2022 Detran CE – Consultar Valor, Calendário de Pagamento, Como Pagar
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Ceará (IPVA CE) é um tributo obrigatório que deve ser pago por todo dono de automóveis registrados no estado.
O tributo tem como objetivo arrecadar dinheiro para os cofres públicos, para prestação de serviços à população, sem necessariamente ser do segmento de trânsito. Muitas vezes, o tributo é utilizado para pagar serviços de saúde, educação, segurança pública, entre outros.
Aqui, damos todas as informações que você precisa saber sobre o IPVA 2022 Detran CE. Confira!
Valor do IPVA 2022 no Ceará
O valor do IPVA 2022 CE ainda não foi divulgado, mas a previsão é de que isso ocorra até o final de 2021. Mas, como saber o valor do imposto? Simples: faça uma consulta no site do Detran. Para isso, siga este passo a passo:
- Acesse o site do Detran CE;
- Em serviços, clique em “veículo”;
- No menu de serviços, selecione “taxas / multas”;
- Informe a placa e chassi ou Renavam do veículo;
- Digite o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticar seu acesso;
- Clique em “confirma”;
- Selecione o IPVA 2022 para verificar o valor.
Como emitir 2ª via do boleto IPVA Detran CE
A segunda via do boleto IPVA Detran CE pode ser obtida online, de maneira rápida. A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) disponibiliza o documento em três canais: Ceará App, aplicativo Meu IPVA e em seu próprio site.
Os aplicativos Ceará App e Meu IPVA estão disponíveis gratuitamente na Play Store e App Store. Nos apps, o contribuinte também pode acessar outros serviços, como consulta da situação do veículo, do valor do IPVA, entre outros.
Mas, como emitir a segunda via do boleto IPVA CE utilizando essas ferramentas? A seguir, apresentamos um passo a passo para obtê-lo por meio dos aplicativos:
- Faça o download do aplicativo Ceará App ou Meu IPVA na loja de aplicativos de seu celular;
- No menu principal, acesse “IPVA”;
- Selecione o ano 2022, na lista de exercícios;
- Toque em “pagar IPVA”
- Informe o chassi ou Renavam do veículo, bem como sua placa.
Quer gera a segunda via do boleto pelo site da Sefaz-CE? Neste caso, confira o passo a passo que preparamos para acessar o documento:
- Acesse o site da Sefaz-CE sobre o IPVA;
- No menu de serviços, clique em “emitir DAE IPVA”;
- Informe o chassi, placa e Renavam do veículo;
- Clique em “pesquisar”;
- Selecione e emita o boleto para pagamento.
Como pagar IPVA CE
Os contribuintes podem pagar o IPVA em cota única (à vista) com desconto de até 5%. Se preferir parcelar o valor, poderá fazê-lo em até cinco parcelas, desde que o valor mensal seja superior a R$ 100,00.
Para obter o desconto de 5%, o proprietário do veículo deve pagar o imposto ainda em janeiro, dentro do calendário do IPVA CE. No caso de pagamentos parcelados, a cobrança começa a ser feita a partir de fevereiro.
O pagamento pode ser feito em qualquer banco, seja pessoalmente, via internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta. Para quitar a dívida, basta informar o código de barras do boleto.
Calendário de pagamentos do IPVA CE 2022
O calendário de pagamentos do IPVA CE 2022 ainda não foi divulgado, mas as datas costumam ser as mesmas anualmente. Veja, a seguir, o calendário de 2021 para ter uma ideia de quando precisará pagar o imposto:
- Pagamento em cota única: 29 de janeiro;
- Primeira parcela: 10 de fevereiro;
- Segunda parcela: 10 de março;
- Terceira parcela: 12 de abril;
- Quarta parcela: 10 de maio;
- Quinta parcela: 10 de junho.
Quer conferir qual o calendário oficial de pagamentos do IPVA 2022 CE? Então, veja o site da Sefaz-CE ou do Detran CE.
O que acontece se não pagar o IPVA?
O não pagamento do IPVA leva ao aumento da dívida, uma vez que sobre o valor há incidência de multas e juros. Além disso, há a possibilidade da inscrição do débito na dívida ativa, com cobrança de multa de até 40% do valor do imposto.
Quem não paga o IPVA na data não consegue fazer o licenciamento anual obrigatório, que regulariza a situação do veículo e renova o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
Quem é isento?
Somente pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte metropolitano, urbano e escolar, bem como veículos com mais de 15 anos de fabricação.