IPVA 2022 DF: Cota única deverá ser paga até o fim desta semana

Prazo para pagar o IPVA DF 2022 em cota única com desconto de 10% vence nesta semana para todos os veículos. Veja as datas e mais detalhes.

Esta é a última semana para que proprietários de veículos do Distrito Federal paguem o IPVA DF 2022 em cota única. Neste ano, motorista que quitarem o imposto à vista têm direito a 10% de desconto.

Enquanto isso, para quem optar pelo pagamento parcelado do IPVA DF 2022, é preciso quitar a primeira parcela nesta semana. Nesse caso, é possível parcelar o valor do imposto em até seis vezes, para pagamento entre fevereiro e julho.

Publicidade

Publicidade

As datas de vencimento variam conforme o número final da placa do veículo, e valem tanto para a cota única quanto para a primeira parcela. Nesta terça-feira (22/02), por exemplo, é o último dia para veículos de placas terminadas em 3 ou 4.

Calendário para o pagamento da Cota Única

IPVA 2022 DF: Cota única deverá ser paga até o fim desta semana
Prazo para pagar o IPVA DF 2022 em cota única com desconto de 10% vence nesta semana. Foto: Correio Braziliense

O calendário para pagamento da cota única ou primeira parcela do IPVA DF 2022 segue até a próxima sexta-feira (25/02), e as datas de vencimento para cada veículo são as seguintes:

  • Final de placa 1 e 2 – 21/02
  • Final 3 e 4 – 22/02
  • 5 e 6 – 23/02
  • 7 e 8 – 24/02
  • 9 e 0 – 25/02

Para pagar o IPVA DF 2022, basta utilizar o carnê enviado pela Secretaria de Economia ou emitir o boleto no Portal de Serviços da Receita do DF ou no app Economia DF.

Publicidade

Publicidade

O que acontece se perder o prazo do pagamento da Cota Única do IPVA 2022 DF?

O contribuinte que perder o prazo para pagar o IPVA DF 2022 à vista perde também o direito ao desconto de 10%.

Além disso, se ele resolver pagar o imposto parcelado após perder o desconto, o valor terá incidência de juros por atraso na parcela, que vence junto com a cota única.

Mas, mesmo que o pagamento do IPVA atrase, ele continua sendo obrigatório, e quanto antes o contribuinte quitar o débito, menor a dor de cabeça. Afinal, além da multa por atraso, deixar de pagar o IPVA pode levar até à apreensão do veículo.

Como vai funcionar o pagamento parcelado do IPVA 2022 DF?

No caso dos motoristas que optarem por pagar o imposto parcelado, é possível dividir o valor em até seis vezes, sendo que a última parcela fica para julho. Nesse caso, o calendário para pagamento do IPVA 2022 DF é o seguinte:

calendário ipva df 2022
Imagem: Seec/Divulgação

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário