IPVA 2022 MT: Pagamento com desconto até 31 de março; Calendário completo e Licenciamento

Aqueles proprietários de veículos com placas que terminem em 1, 2 e 3 terão desconto no pagamento do IPVA MT 2022. Saiba mais!

Uma vantagem para os motoristas é que, para aqueles que possuem veículo em seu nome, há a possibilidade de realizar o pagamento do IPVA pelo próprio aplicativo do Detran do Estado, no qual muitas vezes são oferecidos bons descontos no valor do pagamento.

No caso dos motoristas que vivem em Mato Grosso e possuem placas com dígitos finais 1, 2 ou 3, existe uma boa novidade neste mês de março de 2022. Há desconto especial para esses condutores e proprietários até o dia 31 de março.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você confere mais a respeito do pagamento do IPVA MT 2022, calendário completo de pagamento do IPVA e mais. Confira!

Pagamento do IPVA 2022 MT para placas com final 1, 2 e 3

IPVA 2022 MT: Pagamento com desconto até 31 de março; Calendário completo e Licenciamento
Proprietários de veículos com placas finais 1, 2 e 3 devem efetuar o pagamento do IPVA até 31 de março. Saiba mais! (Imagem: Pexels/Divulgação)

Uma ótima notícia para os proprietários de veículos do Mato Grosso que tenham como dígitos finais os números 1, 2 ou 3 é que haverá desconto para aqueles que realizarem o pagamento do Imposto até o dia 31 de março de 2022. Os descontos serão de 5% ou 3% para quem realizar o pagamento em conta única. Para aqueles que optarem por parcelar o IPVA, será possível fazer o parcelamento em até seis vezes sem juros.

Mais especificamente, no caso das placas com finais 1, 2 e 3, os valores pagos até o dia 10 de março (quinta) teriam um desconto de 5%. Por sua vez, quem pagar até o dia 21 terá um abatimento de 3%.

Publicidade

Publicidade

Calendário completo de pagamento do IPVA 2022

Desde o início da pandemia do Covid-19, que aconteceu no ano de 2020, o calendário do IPVA tem sofrido algumas alterações no intuito de amenizar os problemas causados pela própria pandemia. O vencimento do pagamento do IPVA acontecerá com base nos números que as placas forem finalizadas, tendo início em março e encerramento no mês de junho.

Dessa forma, as placas que terminarem em 1, 2 e 3 vencem no mês de março; as placas de finais 4, 5 e 6 vencem em abril; as placas de finais 7, 8 e 9 vencem no mês de maio; e as placas de finais 0 vencem em junho. Os descontos referentes às placas com finais 1, 2 e 3 devem acontecer da maneira como explicamos anteriormente.

De maneira sucinta, o valor do imposto é calculado com base no valor de mercado local, apurado em pesquisa da FIPE. A tabela serve de referência para a cobrança do imposto.

De acordo com a Sefaz, os valores do IPVA serão disponibilizados para consulta nos próximos dias, no ‘Sistema IPVA’, disponível no site da secretaria. Confira a seguir o calendário completo do vencimento do IPVA MT, ou consulte diretamente no site.

Calendário vencimento IPVA MT 2022
Calendário oficial de pagamento do IPVA MT 2022; confira as datas de vencimento. (Imagem: Detran – MT/Reprodução)

Licenciamento MT 2022

Para conseguir licenciar o veículo e transitar de forma regular, os proprietários de veículos têm a necessidade de quitar todos os tributos e débitos pendentes, conforme ressaltado por Augusto Cordeiro, diretor de Veículos do Detran MT.

Muitas pessoas consideram que pagar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) já regulariza o veículo para circular. No entanto, isso não é suficiente para manter o veículo regularizado. Para que o Licenciamento Anual do veículo seja concluído, é preciso realizar o pagamento do IPVA, da taxa de licenciamento e também das multas de trânsito que estiverem pendentes, se houver.

Publicidade

Publicidade

Ainda, é interessante lembrar que, com base na decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia, já faz dois anos que não está sendo mais cobrado o seguro DPVAT, o que dá uma folga ao bolso dos condutores e proprietários de veículos que pretendem circular livremente pelo país.

Veja também: Saque de até R$ 1.000 do FGTS gera polêmica entre especialistas; governo pretende anunciar medida até a próxima semana

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário