IPVA 2022 PE: terceira parcela vence nesta quarta (20) para placas de final 5 e 6

Termina nesta quarta-feira (20) o prazo de pagamento da terceira parcela do IPVA 2022 PE. Saiba como fazer o pagamento e outros detalhes!

Entre as obrigações dos condutores e proprietários de veículos está o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Aqueles que residem em Pernambuco devem estar atentos, pois o prazo para pagamento da terceira parcela do IPVA 2022 PE termina hoje (20).

Caso o proprietário de veículo não efetue o pagamento em dia, estará deixando de cumprir com outros requisitos para que o veículo transite de forma regular.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo detalhes a respeito do prazo para efetuar o pagamento da terceira parcela do IPVA 2022 PE, que vence nesta quarta-feira (20) para placas de final 5 e 6. Confira!

Como pagar o IPVA 2022 PE?

IPVA 2022 PE: terceira parcela vence nesta quarta (20) para placas de final 5 e 6
Termina nesta quarta-feira (20) o prazo de pagamento da terceira parcela do IPVA 2022 PE. Saiba como fazer o pagamento e outros detalhes! (Imagem: Pexels/Divulgação)

No Estado de Pernambuco, os proprietários de veículos com placas de final 5 e 6 que optaram pela quitação do IPVA 2022 PE com parcelamento devem estar bem atentos, pois termina hoje o prazo para efetuar o pagamento da terceira e última parcela do tributo.

Ainda no mês de fevereiro, os carnês do IPVA 2022 PE começaram a ser pagos. Os proprietários de veículos que realizaram o pagamento no formato de cota única de maneira antecipada teve a possibilidade de conseguir descontos de até 7% no valor.

Publicidade

Publicidade

Essa redução no valor do tributo é de grande vantagem para os contribuintes, em especial porque no início do ano devem ser pagos outros tributos. Durante esse período, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) enviou os carnês de pagamento para os proprietários através dos correios.

Porém, quem não tiver recebido o carnê de pagamento, tem a possibilidade de acessar o próprio site do Detran ou aplicativo do Departamento para gerar o boleto e efetuar o pagamento. Para isso, basta ter em mãos  o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

O que acontece com quem não pagar o IPVA 2022 PE?

Além de receber multa sobre o valor do tributo, o proprietário ficará sem a liberação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital. Afinal, é preciso que todo o pagamento do IPVA 2022 PE esteja quitado, bem como o licenciamento do veículo e eventuais multas, para poder ter acesso ao documento que é um dos requisitos para transitar de forma regular com o veículo.

Convém observar o que Detran-PE está alertando que é permitido circular com o CRLV de 2021 dentro do prazo-limite determinado pelo próprio órgão, conforme a portaria 8417 de 10/12/2021.

A seguir, você confere o prazo-limite estabelecido para circular com CRVL 2021 sem estar sujeito a multas e demais punições previstas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

FINAL DE PLACA PRAZO-LIMITE PARA CIRCULAR COM O CRLV 2021
1 ou 2 Até o final de setembro/2022
3, 4 ou 5 Até o final de outubro/2022
6, 7 ou 8 Até o final de novembro/2022
9 ou 0 Até o final de dezembro/2022

Quem não precisa fazer o pagamento do tributo?

Algumas pessoas são isentas do pagamento do IPVA 2022 PE, como é o caso de pessoas com deficiência (PCDs). No caso destas, devem atender aos seguintes requisitos:

  • Estar adimplente (sem débitos) com a Receita estadual;
  • Veículo deve ter no máximo 2.000 cilindradas de potência;
  • O proprietário, seu responsável ou familiares devem comprovar renda compatível para a manutenção do veículo;
  • Apresentar laudo médico comprovando a deficiência e, caso não seja possível dirigir, essa condição deve ser especificada no laudo, além de ter veículo adaptado à deficiência.
Publicidade

Publicidade

A isenção do pagamento do IPVA também é concedida para:

  • Taxistas;
  • Veículos movidos por eletricidade;
  • Veículos de transporte de passageiros com capacidade entre 12 e 20 pessoas;
  • Veículos de órgãos públicos, escolas, sindicatos, partidos e organizações sem fins lucrativos;
  • Veículos furtados;
  • Templos religiosos;
  • Autoridades estrangeiras;
  • Turistas estrangeiros com Certificado Internacional de Circular e Conduzir, desde que o país de origem aplique o mesmo benefício para brasileiros;
  • Máquinas de terraplanagem e veículos usados no campo;
  • Veículos com mais de 30 anos, classificados como “coleção”.

Veja também: Auxílio Brasil 2022: pagamento hoje (20). Quem recebe? Valores e onde receber

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário