IPVA 2022 SP: pagamento começa hoje! Veja onde e como pagar e o calendário completo
Descubra, aqui, onde e como pagar o IPVA 2022 SP e também confira o calendário completo de pagamentos do imposto!
Começa hoje (10/01) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 em São Paulo. Aqui, você confere o calendário completo, onde e como pagar o IPVA 2022 SP! Acompanhe!
Como consultar o IPVA 2022 SP
A consulta ao IPVA 2022 SP permite conferir o valor do imposto, bem como datas de pagamento. Essa verificação pode ser feita online no portal da Secretaria da Fazenda de São Paulo. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe guiar:
- Acesse a página de consulta de débitos do veículo;
- Informe o Renavam e a placa do veículo;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “consultar”.
Além de consultar no site da Secretaria da Fazenda, também existe a possibilidade de verificar o valor do IPVA SP no site do Detran do estado, informando o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do carro.
Outra forma de consulta é na rede bancária autorizada a receber o pagamento do IPVA, em terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos oficiais das instituições financeiras. Nestes casos, basta acessar a seção de pagamentos e informar o Renavam.
Como pagar o IPVA 2022 SP
O governo do estado disponibilizou o pagamento em cota única (à vista) ou parcelado em até cinco vezes. Em todos os casos é possível obter descontos. Confira como funciona:
- Pagamento em cota única em janeiro dá desconto de 9%;
- Pagamento em cota única em fevereiro dá desconto de 5%;
- Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta parcelas têm descontos de 5% em cada uma delas.
Um detalhe importante: os descontos só são dados em pagamentos feitos dentro do prazo de vencimento. Por isso, fique de olho no calendário do IPVA SP 2022 para garanti-los.
Para pagar, basta utilizar um dos canais de bancos autorizados (terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos oficiais). Em todos os casos é só acessar a área de pagamentos, selecionar “IPVA”, informar o Renavam, selecionar a opção que deseja e concluir a operação. Veja quais são os bancos da rede autorizada:
- Bancoob;
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal e lotéricas;
- Daycoval;
- Itaú Unibanco;
- Mercantil do Brasil;
- Rendimento;
- Safra;
- Santander.
IPVA 2022 SP: calendário completo
O calendário do IPVA 2022 SP tem datas estabelecidas de acordo com o número final das placas dos veículos. A seguir, você confere quando terá de pagar o imposto:
Aumento do IPVA 2022 SP
No ano de 2021, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média, de acordo com a pesquisa anual da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômica).
A valorização foi ainda maior no caso dos caminhões, apresentando uma alta de 25,17%. Motocicletas sofreram aumento de 23,33%, enquanto o valor venal de ônibus e micro-ônibus subiu 15,57%.
Tudo isso fez com que o valor do IPVA 2022 SP crescesse bastante em comparação a outros anos. Em uma tentativa de amenizar o impacto no orçamento dos contribuintes, o governo autorizou o parcelamento em cinco vezes (antes era somente em três vezes). Além disso, está oferecendo descontos em todas as modalidades de pagamento.
O que acontece se não pagar o IPVA?
O primeiro impacto negativo é o crescimento da dívida, uma vez que sobre o valor do imposto há incidência de multa de 0,33% ao dia de atraso e juros mora calculado com base na Selic. Depois de 60 dias de atraso, o percentual da multa é fixo de 20% do valor do imposto.
Outro problema do não pagamento do imposto é a impossibilidade de realizar o licenciamento anual obrigatório. Este procedimento tem como foco regularizar a situação do veículo e renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que é um documento de porte obrigatório.
Se dirigir um veículo não licenciado e for flagrado por agentes de trânsito sofrerá penalidades do Detran. O motorista é autuado com uma infração gravíssima, acumula sete pontos na carteira, paga uma das multas mais altas aplicadas pelo Detran e ainda pode ter seu veículo apreendido.
No caso da apreensão, terá de regularizar todas as pendências inerentes ao veículo (débitos em aberto), além de ter novas despesas para tirar o carro do pátio do Detran. Portanto, todo o processo é caro e exige bastante do seu orçamento.