IPVA RS 2022 ainda tem descontos para pagamento em março. Entenda!

Em março, os descontos no IPVA 2022 ainda são possíveis para quem mora no Rio Grande do Sul. Entenda como eles funcionam!

No Rio Grande do Sul, ainda há descontos para proprietários de veículos que pagarem o IPVA 2022 com antecipação até o dia 31 de março. Para quem pretende se livrar totalmente do tributo o quanto antes, o pagamento em cota única tem tudo para ser a alternativa mais vantajosa.

Os proprietários de veículos precisam fazer algumas quitações para poderem transitar de maneira regular, entre as quais está o IPVA 2022. A boa notícia, para quem mora no Rio Grande do Sul, é que há descontos de até 22,4%.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como funciona o desconto do IPVA RS 2022, confere o calendário completo de pagamento do IPVA 2022 e mais. Confira!

Como funciona o desconto do IPVA RS 2022?

IPVA RS 2022 ainda tem descontos para pagamento em março. Entenda!
Em março, os descontos no IPVA 2022 ainda são possíveis para quem mora no Rio Grande do Sul. Entenda como eles funcionam! (Imagem: Pexels/Divulgação)

Neste mês de março, ainda há uma redução de 3% no valor da antecipação do pagamento do IPVA 2022. Para quem deseja aproveitar esta oferta, é necessário se apressar para pagar o Imposto ainda com valor reduzido.

Além do benefício do desconto por antecipação no pagamento, ainda há o desconto do Bom Motorista, que funciona da seguinte forma:

Publicidade

Publicidade

  •  Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução no valor do pagamento do IPVA 2022 será de 15%.
  • Para os condutores que não tiveram multa a partir do dia 1º de novembro de 2019 (não tendo sido multado por dois anos), estes receberão desconto de 10%.
  • Para os condutores que não tiveram nenhuma infração registrada no Sistema depois do dia 1º de novembro de 2020 (um ano), estes receberão desconto de 5%.

Também existe o benefício do desconto para quem se enquadra no perfil do Bom Cidadão. Isso porque aqueles cidadãos que tiverem 150 ou mais notas fiscais com CPF têm direito a 5% de desconto no pagamento do IPVA.

Calendário completo de pagamentos do IPVA RS

Para evitar multas e cobranças de juros no pagamento, é importante estar atento às datas de vencimento do IPVA. Os prazos finais para pagamento do IPVA são determinados com base nos finais das placas. Desse modo, os vencimentos funcionam da seguinte forma:

  • Placas com finais 1, 2, 3, 4 e 5: prazo até 30/06/2022.
  • Placas com finais 6, 7, 8, 9 e 0: prazo até 31/07/2022.

A seguir, confira o calendário de pagamentos do IPVA RS, em cota única.

Cronograma pagamentos IPVA RS 2022 Cota única
Cronograma pagamentos IPVA RS 2022 em Cota Única. (Imagem: Reprodução/Governo Federal do Rio Grande do Sul)

A seguir, você confere a tabela do cronograma de pagamentos parcelados do IPVA RS 2022.

Cronograma pagamentos parcelados IPVA RS 2022
Cronograma de pagamentos parcelados IPVA RS 2022. (Imagem: Reprodução/Governo Federal do Rio Grande do Sul)

Como quitar dívidas do IPVA

Os condutores e proprietários de veículos precisam quitar todos os tributos e débitos pendentes para poderem transitar livremente. Em outras palavras, quem é proprietário de veículos deve realizar o pagamento do IPVA, da taxa de licenciamento e também das multas de trânsito, se houver.

O tributo pode ser quitado pelo aplicativo do Detran, que oferece diferentes alternativas de pagamento, e também por meio de aplicativos que atuam como intermediadores para pagamento do tributo. A novidade entre as formas de pagamento do IPVA em 2022 é o Pix, pois agora o usuário tem a possibilidade de gerar um QR Code no aplicativo do Detran para pagar a parcela ou cota única do Imposto, sendo que o pagamento pode ser efetuado em mais de 760 Instituições relacionadas.

Publicidade

Publicidade

Se você quer pegar desconto no pagamento do IPVA 2022, não deixe de se atentar às datas e prazos em que é possível ter redução no valor.

Veja também: Auxílio Brasil retoma pagamentos nesta semana; Vale-Gás também será pago. Entenda como receber

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário