IPVA RS 2023 começa já em DEZEMBRO; veja o calendário OFICIAL de pagamentos

Elouise Lopes

25/11/2022

O calendário de pagamentos do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos) do Rio Grande do Sul (RS) referente ao ano de 2023 vai começar já em dezembro deste ano.

Na matéria a seguir, você fica sabendo a data a partir de que os pagamentos vão poder ser efetuados e mais.

Calendário de pagamentos do IPVA RS 2023 começa já em dezembro

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira (25) o início do calendário de pagamentos do IPVA já neste mês de dezembro. Com isso, os contribuintes vão poder efetuar o primeiro pagamento a partir do dia 14.

Veja também: Black Friday 2022: 5 lojas on-line para ficar de olho em ofertas de ELETRÔNICOS

É importante saber que quem fizer o pagamento entre os dias 14 e 29 de dezembro vai garantir desconto de até 10% no valor do imposto. Essa é uma boa oportunidade para quem economizar, considerando que o tributo deverá ficar mais caro em 2023, com a valorização dos veículos novos e seminovos.

Também vale mencionar que quem pagar o imposto em cota única nesse período não vai correr o risco de ver na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários deve ficar em 5,88%), gerando redução potencial de 15,88%.

Outras formas de abater o valor

Também estão em vantagem aqueles motoristas que estão  Bom Motorista e Bom Cidadão. Esses condutores que vão obter desconto por meio dos programas são numerosos.

Afinal, 42% deles vão conseguir abatimento pelo Bom Motorista e 32% vão conseguir abater o valor pelo Bom Cidadão.

Se o cidadão fizer o pagamento antecipadamente em dezembro, sendo possível considerar a soma de todos os descontos máximos disponíveis, o contribuinte vai  obter redução de 32% sobre o valor total do IPVA, pois os descontos são cumulativos.

No mais, se o contribuinte optar pelo pagamento parcelado do tributo, vai poder dividir o valor em até seis parcelas no Rio Grande do Sul.

Veja também: Saque do FGTS ainda disponível no Caixa Tem; 12 milhões de trabalhadores não sacaram

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta