Licenciamento Detran CE 2021: Calendário de Vencimentos divulgado. Conheça!

Nessa semana o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) divulgou o calendário de vencimentos do licenciamento anual de veículos automotores de 2021. O cronograma foi publicado no Diário Oficial do Estado pela portaria nº 199/2021.

Como de costume, o calendário de vencimentos segue de acordo com o número final da placa de cada veículo. Os proprietários de veículos irão receber os extratos de licenciamento em casa por meio dos Correios, e o pagamento deve ser feito agências bancárias ou lotéricas.

Entretanto, quem não receber o extrato em domicílio pode emitir a guia de pagamento no site do Detran-CE, ou ir a um dos postos de atendimento de atendimento do órgão para realizar o pagamento e receber o Certificado de Registro e Licenciamento Digital (CRLV-e) do veículo.

calendário licenciamento ce

Calendário de vencimentos licenciamento CE 2021

O calendário do licenciamento anual de veículos automotores do Ceará segue entre os meses de março e dezembro, e ficou distribuído da seguinte maneira:

  • Final de placa 1 – Vencimento dia 10 de março;
  • Final 2 – Vencimento dia 12 de abril;
  • 3 – Vencimento dia 10 de maio;
  • 4 – Vencimento dia 10 de junho;
  • 5 – Vencimento dia 12 de julho;
  • 6 – Vencimento dia 10 de agosto;
  • 7 – Vencimento dia 10 de setembro;
  • 8 – Vencimento dia 11 de outubro;
  • 9 – Vencimento dia 10 de novembro;
  • 0 – Vencimento dia 10 de dezembro.

Vale lembrar que o licenciamento é obrigatório para todos os proprietários de veículo automotor do Estado. O procedimento é realizado todos os anos para manter a situação do veículo regularizada, renovando o CRLV.

Como pagar o Licenciamento CE 2021?

Como já dissemos, os proprietários que não receberem a guia de pagamento em casa podem emitir o extrato pela internet ou comparecer a um posto de atendimento do Detran-CE.

Para realizar o procedimento online por conta própria, o passo a passo é simples:

  • Acesse o site www.detran.ce.gov.br, e procure no menu pela aba “Serviços”;
  • Ao clicar nessa opção, você será redirecionado para uma nova página. No menu “Veículo”, clique na opção “Licenciamento”;
  • Informe o número da placa, chassi ou Renavam em um dos campos indicados, e em seguida os caracteres da imagem gerada pelo site;
  • Clique em “Confirmar”.

Na página seguinte, você terá acesso às informações e pendências referentes ao seu veículo. Caso você não consiga acertar a taxa de licenciamento, confira se não há outros débitos em aberto, como multa, IPVA ou seguro DPVAT. Afinal, o CRLV do veículo só é renovado se não houver pendências.

Ao efetuar o pagamento do licenciamento 2021 do seu veículo, você poderá gerar o CRLV digital, que pode ser acessado pelo seu smartphone.

Como consultar o Seguro DPVAT?

Muitos motoristas pagam o seguro DPVAT, que também é uma tarifa anual do veículo, juntamente com a taxa de licenciamento.

Para acessar informações sobre o DPVAT do seu veículo, basta acessar a plataforma de consulta completa no site do Detran-CE. A ferramenta também permite checar outros dados e emitir um extrato online para efetuar pagamento. O passo a passa é bastante simples:

  • Acesse a plataforma de Consulta Completa do Veículo em www.sistemas.detran.ce.gov.br;
  • Digite o número da placa e do Renavam do veículo e clique em “Consultar”.

Na página seguinte você terá acesso a diversas informações sobre o veículo em questão. Essa é uma ferramenta útil para quem está interessado em comprar um carro, por exemplo.

IPVA Ceará 2021

O IPVA no Ceará pode ser pago em cota única, o que dá direito a 5% de desconto para o proprietário, ou em cinco parcelas. Para quem optou por pagar parcelado, já mostramos aqui calendário de vencimentos do IPVA 2021.

Diferentemente do licenciamento, o calendário de pagamento do IPVA CE não segue de acordo com o número final da placa de cada veículo. Este é um imposto cobrado todo início de ano, entre os meses de fevereiro e junho para quem paga parcelado.

Em 2021, a primeira parcela venceu no último dia 10 de fevereiro, e as quatro restantes vencem, respectivamente, nos dias 10 de março, 12 de abril, 10 de maio e 10 de junho.

No caso do IPVA, é possível emitir o boleto de pagamento pelo site da Secretaria da Fazenda do Estado, ou pelo próprio aplicativo Meu IPVA, que está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário