IPVA CE 2021: como pagar o IPVA atrasado? Confira!

A primeira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) CE 2021 venceu no dia 10/02, mas há motoristas que não conseguiram efetuar o pagamento na data. Este é o seu caso? Então, confira, aqui, como pagar IPVA atrasado!

ipva ce 2021

Pagamento IPVA CE 2021 em atraso

Os proprietários de veículos que não pagaram o IPVA CE 2021 até a data de vencimento ainda podem fazê-lo, mas há um detalhe importante: sobre o valor da parcela há incidência de multa e juros.

Publicidade

Publicidade

De acordo com a Sefaz CE (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará), os acréscimos são multa de 0,15% por dia de atraso, além de juros de mora que são calculados com base na Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que hoje está em 2% ao ano.

Para efetuar o pagamento, o motorista precisa emitir um novo DAE (Documento de Arrecadação do Estado), serviço que pode ser feito com total praticidade pela internet, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento do Detran ou Sefaz.

Quando tiver o DAE com o valor do IPVA CE 2021 atualizado, o proprietário do veículo deve realizar o pagamento em um dos bancos autorizados a receber a taxa. E quais são essas instituições financeiras? Confira, a seguir, a lista:

Publicidade

Publicidade

  1. Banco do Brasil;
  2. Caixa Econômica Federal;
  3. Bradesco;
  4. BNB (Banco do Nordeste do Brasil);
  5. Santander;
  6. Itaú;
  7. Casas lotéricas.

Um detalhe importante: se o contribuinte achar conveniente, pode realizar o pagamento do IPVA CE 2021 utilizando cartão de crédito. Neste caso, só será possível usá-lo se o cartão estiver vinculado ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Como emitir o boleto IPVA CE 2021

Existem duas formas de emitir o boleto IPVA CE 2021: no site da Secretaria de Fazenda do Ceará ou no aplicativo Meu IPVA. Confira, a seguir, um passo a passo para emitir o boleto em ambas as opções:

Site da Sefaz CE

  1. Acesse o site de emissão do DAE IPVA;
  2. Informe o chassi, placa e Renavam do veículo;
  3. Clique em “pesquisar”;
  4. Selecione o boleto, imprima ou salve seu código de barras para pagamento.

Aplicativo Meu IPVA

  1. Acesse a loja de aplicativos de seu celular e baixe o app Meu IPVA;
  2. Toque no aplicativo e selecione se deseja utilizá-lo com ou sem usuário, isto é, com ou sem cadastro;
  3. Inclua seu veículo informando a placa e o Renavam ou apenas o chassi;
  4. Selecione o boleto de pagamento do IPVA.

Não sabe o chassi ou Renavam do seu veículo? Tais informações estão no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). O Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é um código de identificação de seu veículo.

Vale ressaltar que em ambos os casos o boleto é emitido já com o valor atualizado com juros e multa. Procure pagá-lo dentro do novo prazo de vencimento, para evitar a incidência de novos acréscimos.

Se o prazo de vencimento passar, será preciso realizar uma nova emissão do boleto de pagamento do IPVA CE 2021, para cálculo e atualização do valor.

O que acontece se não pagar o IPVA?

A ausência de pagamento do IPVA pode trazer uma série de problemas para o proprietário do veículo. O imediato é o crescimento da dívida, uma vez que sobre o valor do imposto há acréscimos de juros e multa.

Publicidade

Publicidade

Se o pagamento não for feito por um longo período, existe a possibilidade de inscrição do débito na dívida ativa. Isto significa que o proprietário ficará impedido de tomar crédito, ou seja, não poderá fazer empréstimos e financiamentos.

Há, ainda, outro problema: a impossibilidade de realizar o licenciamento anual obrigatório, que regulariza a situação do veículo e renova o CRLV. Mas, por que o licenciamento é importante?

Simples: se o veículo não estiver regularizado, ele não pode circular. Caso o proprietário do veículo seja flagrado dirigindo um veículo não licenciado, ele é autuado com uma infração gravíssima, o que envolve acúmulo que pontos na carteira, pagamento de multa e possibilidade de ter o automóvel apreendido.

Se a apreensão realmente acontecer, será preciso pagar várias taxas para reaver o veículo, o que aumenta ainda mais os gastos do proprietário.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário