Faça ISTO para que você possa ter um jardim florido; dicas infalíveis

Conheça essas dicas infalíveis para quem está querendo dar vida ao jardim e cultivar um espaço bem lindo e florido.


Quem está tentando começar a cuidar bem do jardim, preciso ficar ligado de que existem dicas infalíveis para manter esse local bem florido.

Veja também: Escolha os tipos de flores que duram muito mais; primavera o ano todo no seu jardim

Os jardineiros de primeira viagem têm muitas dúvidas sobre muitas coisas. E existem alguns truques que ele não pode deixar de saber.

Faça ISTO para que você possa ter um jardim florido; dicas infalíveis
(Imagem: Leigh Patrick/Pexels)

Afinal de contas, esses truques são fundamentais para a vida e beleza do jardim.

1) Escolha as flores certas

A primeira coisa que você precisa fazer antes de levar flores para o seu jardim é observar o clima, a temperatura, a exposição à luz solar, entre outras condições.

Tomando nota de tudo isso, vai poder escolher flores que se deem bem com todas essas características do seu jardim. Isso é bom porque as chances de elas florescerem por bastante tempo são maiores.

Qualquer erro que você cometer na escolha, isso poderá comprometer o florescimento do seu jardim.

2) Regue adequadamente

Uma coisa que não pode faltar a nenhuma planta é a rega, pois a raiz precisa ser irrigada, para poder se desenvolver, ficando mais saudável e forte.

Por isso, você precisa fazer a rega regularmente, garantindo que suas plantas ficarão devidamente hidratadas.

Tenha em mente que cada flor precisa de uma quantidade de água, e é bom estudar mais sobre as flores que têm em casa para não acabar regando de menos ou demais e deixando apodrecer as raízes.

3) Adicione adubo

Colocar adubo na planta é o mesmo que oferecer nutrientes para ela, que são o que garantem seu desenvolvimento saudável. No meio disso, é bom saber que você pode usar matéria orgânica, como:

  • Esterco;
  • Farinha de ossos;
  • Húmus de minhoca;
  • Lodo de esgoto.

Esses são exemplos de adubos bem eficientes e que sem dúvidas repõem os nutrientes do solo levados pela chuva e pelo sol.

4) Mantenha o solo fresco e solto

Outra entre as dicas infalíveis para ter um jardim florido é se atentar ao solo. Se você tem o objetivo de dar mais cor ao jardim, vai precisar que o solo esteja fresco e solto.

Quando o solo está desse jeito, as raízes têm mais facilidade para crescer e também para receber oxigênio.

Para garantir que o solo vai ficar desse jeito, você precisa adicionar uma camada de 10 a 15 centímetros de profundidade de adubo composto e depois vai ter que escavar até uma profundidade de 25 a 30 centímetros.

5) Escolha o momento certo para plantar

Já comentamos que, na hora de plantar, o jardineiro precisa levar em consideração as condições do ambiente em que a flor vai ser plantada. Uma dessas condições é a época do ano.

O bom é você fazer o plantio no final da primavera ou no início do verão, que são momentos em que o solo está mais receptível ao cultivo.

6) Plante em locais adequados

Na hora de plantar, você precisa ser bem assertivo sobre onde vai colocar suas flores, para ter um jardim mais colorido.

O ideal é que cada planta fique onde vai se dar melhor, considerando a quantidade de luz que vai receber ao longo do dia e o quanto ela realmente pode receber.

O certo é ela receber a quantidade de luz que vai ajudá-la a se desenvolver.

7) Controle as pragas

As pragas acabam destruindo desde as raízes de uma planta até suas folhas e flores. Para evitar esse tipo de problema, você pode investir em inseticidas que tenham base vegetal, que geralmente se mostram muito eficazes, como é o caso dos seguintes:

  • Cevadinha e Veratridina;
  • Nicotina;
  • Piretrina;
  • Quassinóides;
  • Rianodina;
  • Rotenona.

Também dá para contar com a ajuda de alguns insetos para manter seu jardim bonito.

8) Pode as plantas regularmente

A poda é importante porque é ela que permitir controlar o porta e a forma das plantas. Isso é bom porque vai incentivar a floração e a frutificação.

Para podar, o que você precisa fazer é:

  1. Pegar metade dos ramos maiores da planta e cortá-los em aproximadamente ⅓ do seu comprimento;
  2. Cortar os galhos que estejam muito longos;
  3. Arrancar os talos da planta;
  4. Retirar entre 10 e 20% das folhas por vez.

9) Enriqueça o solo

Já está bem claro a importância que o solo tem para ajudar as flores se abrirem.

A ideia de deixar a natureza agir em favor do solo é muito boa, mas você não pode deixar de fazer sua parte também. Como já comentamos antes, algo que pode ajudar com os nutrientes, enriquecendo o solo, é adubar as plantas.

Além de matérias como esterco, você pode usar a casca de ovo como adubo. Por ser rica em cálcio, ela oferece um desenvolvimento saudável à planta.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.