O que você precisa saber para ter um jardim sustentável? 5 dicas que eu usamos em casa

Elouise Lopes

15/02/2023

Algumas dicas podem ajudar e muito, se você tem a intenção de logo mais começar um projeto de cultivar um jardim sustentável.

Veja também: Como atrair boas energias para a sua casa com a ajuda deste detalhe simples

Isso porque esse tipo de projeto tende a dar trabalho, mas, se você ficar por dentro de algumas dicas, o trabalho vai ficar mais fácil.

O que você precisa saber para ter um jardim sustentável? 5 dicas que eu usamos em casa

(Imagem: Tima Miroshnichenko/Pexels)

Nas próximas linhas, você fica sabendo do que o seu jardim precisa para ser sustentável e vai poder tirar o planejamento do papel.

1) Planeje seu jardim

Antes de qualquer coisa, o que você precisa fazer é planejar o seu jardim. Um jardim sustentável não é algo que aparece de uma hora para outra, e você precisa esquematizar o máximo possível antes de fazer algo na prática.

Em um primeiro momento, é preciso pensar sobre o clima local, considerar o tipo de solo, exposição ao solo, disponibilidade de água para fazer as regas nos períodos certos e mais.

No momento do planejamento, você vai ter uma visão de como você quer que seu jardim fique. Isso é bom porque vai ajudar você a investir nos produtos adequados, além de ajudar você a economizar com gastos que sejam desnecessários.

2) Escolher plantas nativas da região

Com certeza é uma decisão muito sábia optar por cultivar as plantas que são nativas da região. Isso porque, por natureza, elas já estão adaptadas ao clima local, o que significa que vão precisar de pouca manutenção, se for comparar com o cuidado que iria ter com plantas importadas.

De modo geral, vão ser mais fáceis de cuidar, e a pessoa não vai ter muito trabalho em cuidar da poda, da adubagem, da fertilização, nem mesmo em relação à rega.

As plantas nativas são a melhor opção por todos esses motivos, e vão dar ainda mais certo se você já pensar em como vai colocá-las no jardim. A ideia é desde cedo pensar em aproveitar cada espaço de terra, alocando as plantas no geral. Todo cantinho do terreno deve ser bem aproveitado, principalmente se você quer um jardim bonito e florido.

3) Minimize o uso de pesticidas e fertilizantes químicos

Se a ideia é transformar o jardim em sustentável, uma entre as dicas que você precisa seguir é a de minimizar o uso de produtos com química. Até porque a técnica de controle de pragas deve ser sustentável também.

Ao invés de aplicar pesticidas e fertilizantes químicos no jardim da sua casa, você pode optar por contar com a ajuda da natureza. Além do mais, você pode fazer pesticidas caseiros, usando casca de mexerica, por exemplo.

E você também pode optar por fazer adubação orgânica. Nesse caso, você pode contar com a casca de mexerica também, assim como pode contar com a casca de banana, de laranja, alho e mais.

4) Capture e reutilize a água da chuva

Outra forma de deixar seu jardim ainda mais sustentável é se ele usar a água da chuva. Isso é possível se você instalar um sistema de coleta de água para uso no jardim, já que a água da chuva possui bactérias benéficas que ajudam a manter o solo saudável. E aí você não vai precisar de produtos químicos que possam prejudicar o solo.

Em uma loja de jardinagem você pode encontrar o kit de material que precisa para montar o sistema. Depois de comprar, o que você precisa fazer é analisar o seu jardim e decidir o formato.

Na hora de implementar o sistema, você vai precisar cavar um buraco de cerca de 30 centímetros de profundidade e remover quaisquer pedras ou raízes antes de iniciar o trabalho real, daí implantar o sistema.

5) Criar uma paisagem diversa

Se tem uma coisa que precisa estar presente em um jardim é uma paisagem diversificada. O ideal é ter uma variedade de plantas no quintal de casa, e ter um jardim que transmita vivacidade e beleza.

Entre o que podemos ter em um jardim, dá para citar árvores, arbustos, ervas e flores. Se você tiver diversidade na paisagem do jardim da sua casa, tenha certeza de que pássaros e outros animais para o jardim vão visitar o local e aumentar a biodiversidade.

No geral, um jardim com bastante variedade costuma deslumbrar os olhos de qualquer pessoa – e da natureza também. Por isso, invista nestas dicas para construir um jardim sustentável com sucesso.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta