LICENCIAMENTO 2022 Detran AC → Consulta, Tabela, Como Pagar
O licenciamento Detran AC regulariza a situação de veículos registrados no estado e renova o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Trata-se de um procedimento obrigatório realizado anualmente. Aqui, indicamos como fazer o licenciamento 2022 Detran AC. Acompanhe!
Como consultar licenciamento 2022
A consulta ao licenciamento 2022 é feita no site do Detran AC de maneira prática e rápida, sem precisar ir a um posto de atendimento do órgão. Confira um passo a passo para lhe ajudar na consulta:
- Acesse a página de consulta SNG Detran AC;
- Informe o chassi do veículo;
- Clique em “consultar veículo”;
- Selecione a seção de débitos.
Como emitir 2ª via do licenciamento Acre 2022
Dá para emitir a segunda via do boleto do licenciamento Acre 2022 no site do Detran! A seguir, damos orientações para garantir o seu:
- Acesse o serviço de emissão dos débitos do veículo Detran AC;
- Informe a placa e o Renavam do veículo;
- Clique em “consultar veículo”;
- Selecione o licenciamento e emita o boleto para pagamento.
O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que está no CRLV. Trata-se de uma informação solicitada para realizar boa parte dos serviços do Detran.
Tabela de licenciamento Detran AC 2022
A tabela de licenciamento tem datas definidas de acordo com o número final da placa do veículo. No estado, os pagamentos vão de janeiro a outubro e coincidem com as datas do IPVA.
Os prazos máximos para pagamento do licenciamento 2022 AC ainda não foram divulgados, mas costumam ser semelhantes anualmente. Para comparação e para que tenha uma ideia de quando precisará pagar a taxa, apresentamos a tabela de 2021:
- Finais de placa 1 e 2: 31 de março
- Finais de placa 3 e 4: 30 de abril
- Final de placa 5: 31 de maio
- Final de placa 6: 30 de junho
- Final de placa 7: 30 de julho
- Final de placa 8: 31 de agosto
- Final de placa 9: 30 de setembro
- Final de placa 0: 29 de outubro
Um detalhe importante: a data máxima de pagamento é a mesma da última parcela do IPVA, se optar por quitar o imposto dividido em até três vezes.
Como pagar o licenciamento do Acre
É simples pagar a taxa de licenciamento, basta gerar o boleto da taxa no site, conforme o passo a passo que indicamos anteriormente. Então, quite o valor em uma das instituições financeiras da rede bancária.
O contribuinte consegue pagar a taxa presencialmente no banco, se tiver com o boleto impresso. Também há a possibilidade de pagar por internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta, basta informar o código de barras do boleto.
Como emitir o CRLV digital
Fez seu licenciamento AC e quer emitir o CRLV digital? Então, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular e criar uma conta gov.br! Veja um passo a passo para utilizar o serviço:
- Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos de seu celular;
- Faça login ou crie um cadastro no sistema gov.br;
- Cadastre seus documentos no aplicativo;
- Acesse “veículo”, no menu principal e selecione CRLV.
O que impede o licenciamento?
Tentou fazer o licenciamento de seu veículo, mas não conseguiu? Provavelmente o automóvel deve estar com registro de débito em aberto.
Quando existem dívidas inerentes ao veículo, o Detran não autoriza a realização do licenciamento. O proprietário do automóvel precisa quitar esses débitos e somente depois pagar a taxa.
Normalmente, são débitos de IPVA, multas, seguro DPVAT e do próprio licenciamento do ano anterior. Portanto, verifique se há dívidas, pague-as e depois faça o licenciamento.
O que acontece se não pagar o licenciamento?
O não pagamento da taxa torna o veículo irregular e o CRLV sem validade. Logo, não é possível dirigir o automóvel. Se mesmo assim quiser conduzi-lo e for flagrado por um agente de trânsito, o motorista é autuado com uma infração gravíssima.
Na prática, isso significa que acumulará 7 pontos na carteira, pagará multa de cerca de R$ 300,00 e tem o risco de ter seu veículo apreendido. Caso realmente seja, terá ainda mais gastos para reaver o automóvel, já que se paga mais taxas para o Detran.