LICENCIAMENTO 2022 Detran CE → Consulta, Tabela, Como Pagar
O licenciamento é um procedimento anual obrigatório que deve ser feito por todo proprietário de veículo automotor. Sua finalidade é regularizar a situação do veículo e renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Aqui, você confere tudo o que precisa saber sobre o licenciamento 2022 Detran CE, com informações sobre consulta, tabela e pagamentos. Acompanhe!
Como consultar Licenciamento 2022
A consulta ao licenciamento 2022 é feita no site do Detran CE e permite que o proprietário do veículo confira o valor da taxa. Veja, a seguir, como consultar:
- Acesse o site do Detran CE;
- Clique em “serviços”, item disponível no menu superior;
- Selecione “licenciamento” na lista de serviços e taxas;
- Informe a placa e chassi ou Renavam de seu veículo;
- Digite, no campo indicado, o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site;
- Clique em “confirmar”.
Um detalhe importante: o Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, informação que está no CRLV, em seu canto superior.
Como emitir 2ª via do licenciamento CE 2022
O Detran CE encaminha o boleto da taxa do serviço pelos Correios. Caso não tenha mais o documento, é possível emitir a segunda via no site do Detran CE. Confira um passo a passo para utilizar esse serviço:
- Acesse o site do Detran CE;
- Clique em “serviços”;
- Selecione “licenciamento” na lista de serviços e taxas;
- Informe a placa e chassi ou Renavam de seu veículo;
- Digite, no campo indicado, o conteúdo da imagem gerada pelo site;
- Clique em “confirmar”;
- Selecione o licenciamento de 2022;
- Gere, salve ou imprima a segunda via do boleto.
Tabela de Licenciamento Detran CE 2022
A tabela de licenciamento Detran CE traz datas máximas de pagamento da taxa do serviço. Tais datas variam de acordo com o número final da placa do carro e vão de março a dezembro.
A versão de 2022 ainda não foi divulgada, mas todo ano as datas e períodos de pagamento são semelhantes. Para que você tenha uma previsão de quando precisará pagar, confira a tabela de 2021:
- Placa final 1: 10 de março
- Placa final 2: 12 de abril
- Placa final 3: 10 de maio
- Placa final 4: 10 de junho
- Placa final 5: 12 de julho
- Placa final 6: 10 de agosto
- Placa final 7: 10 de setembro
- Placa final 8: 11 de outubro
- Placa final 9: 10 de novembro
- Placa final 0: 10 de dezembro
Para conhecer a tabela oficial do licenciamento 2022 Detran CE, confira o site do Detran do estado.
Como pagar o licenciamento Detran Ceará
O pagamento pode ser feito presencialmente em lotéricas e bancos, bem como pelo internet banking ou aplicativo da instituição financeira em que possui conta.
Se optar pelo pagamento presencial, só conseguirá fazê-lo se tiver o boleto impresso. Já no pagamento online, basta informar o código de barras do documento.
O que impede o licenciamento?
Tentou pagar a taxa e não conseguiu? O motivo mais comum é a existência de débitos em aberto inerentes ao veículo, como multas, IPVA e seguro DPVAT, bem como taxas de licenciamento de anos anteriores.
Quando existem dívidas, o Detran bloqueia automaticamente o licenciamento e só libera o serviço depois que o proprietário do veículo regulariza a situação. Por isso, é muito importante consultar o status do automóvel regularmente para identificar pendências e quitá-las assim que possível.
O que acontece se não pagar o licenciamento?
Quando o proprietário do veículo não paga o licenciamento, a dívida cresce, uma vez que sobre o valor em aberto há incidência de juros e multas.
Mas, esse não é o único problema! Quem não paga o licenciamento fica com o veículo em situação irregular e com o CRLV, que é um documento de porte obrigatório, vencido.
Logo, não pode dirigir o veículo. Se mesmo assim decidir dirigi-lo e for flagrado por agentes de trânsito, o motorista é autuado com uma infração gravíssima.
Na infração gravíssima, o condutor acumula 7 pontos na carteira de habilitação, paga uma multa de cerca de R$ 300,00 e corre o risco de ter seu veículo apreendido.
No caso da apreensão, o dono do veículo deve pagar as taxas em aberto, bem como outras que o Detran cobra. Portanto, o gasto final é maior do que simplesmente pagar a taxa de licenciamento.