Licenciamento 2022 MG: pagamento da taxa de licenciamento vence hoje para todas as placas

Hoje (31) é o último dia para realizar o pagamento do Licenciamento 2022 em MG. Saiba como pagar e o que acontece se a taxa não for paga.

Nesta quinta-feira (31), encerra-se o prazo para quitar o pagamento da Taxa de Renovação e Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) em Minas Gerais. O valor do tributo é de  R$ 135,95.

É importante que os proprietários de veículos estejam atentos ao prazo máximo se quiserem evitar multas.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como pagar a taxa de licenciamento em MG e o que acontece quando o proprietário de veículo não faz o pagamento do tributo. Confira!

Como pagar a taxa de licenciamento em MG?

Licenciamento 2022 MG: pagamento da taxa de licenciamento vence hoje para todas as placas
Hoje (31) é o último dia para realizar o pagamento do Licenciamento 2022 em MG. Saiba como pagar e o que acontece se a taxa não for paga. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Os proprietários de veículos que residem em Minas Gerais que ainda não realizaram o pagamento do licenciamento do veículo devem se apressar, pois hoje é o último dia para efetuar o pagamento do tributo. O valor da Taxa de Licenciamento do veículo é de R$ 135.

Para realizar o pagamento da Taxa, o contribuinte pode realizar o mesmo processo que realiza para efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em outras palavras, é possível realizar o pagamento em agências, pelo serviço de autoatendimento, dos bancos:

Publicidade

Publicidade

  • Bradesco
  • SICOOB
  • Mercantil do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Mais BB
  • Banco Postal
  • Santander

Além, é claro, de também ser possível fazer o pagamento do licenciamento em casas lotéricas, caso seja da preferência do motorista.

Da mesma forma, os proprietários que preferirem fazer o procedimento de forma mais prática têm a possibilidade de acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda para gerar o o Documento de Arrecadação (DAE).

Também é possível baixar o aplicativo do Detran para gerar o DAE da Taxa do Licenciamento e em seguida fazer o pagamento por meio de aplicativos de banco, para quem prefere. É possível, inclusive, gerar o DAE por meio de aplicativos intermediários, porém devemos enfatizar que estes costumam cobrar taxas de serviço.

Ou seja, existem várias alternativas para realizar o pagamento do tributo, sem mesmo precisar sair de casa, contando apenas com o acesso à internet. Em todos os casos, é preciso ter o número do RENAVAM em mãos. O importante é realizar o pagamento até as 23h59min para manter a documentação em dia e evitar transtornos e frustrações no futuro não tão distante.

O que acontece com quem não faz o licenciamento em MG?

Como acontece com todo tributo, se o contribuinte deixar de fazer o pagamento da taxa do licenciamento, serão cobradas multas.

A multa por atraso no pagamento da taxa é contabilizada em dias. Sendo assim, por cada dia de atraso, será cobrada uma taxa de 0,15% em cima do atual valor da taxa. Isso até o 30º dia de atraso. Depois desse período, até o 60º dia de atraso, será cobrada uma taxa de 9%.

Publicidade

Publicidade

Se o motorista não fizer o pagamento do licenciamento, contando com as multas que forem geradas no decorrer do tempo, após o 60º a multa será de 12% ao dia. Portanto, aqueles que quiserem evitar multas e dívidas devem realizar o pagamento da taxa de licenciamento o quanto antes, pois, caso não o façam ainda hoje, a partir de amanhã (01/04) já haverá cobrança de multa.

Além disso, devemos lembrar que, assim como é importante que o proprietário de veículo mantenha em dia com o pagamento do IPVA, ele também deve estar em dia com a TRLAV, já que a Taxa é pré-requisito para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Detran.

Caso haja problema com a documentação do veículo, o condutor estará sujeito a sérias consequências, previstas pelas Leis de Trânsito.

Veja também: PIS 2022: último lote do abono salarial liberado nesta quinta-feira (31); descubra quem recebe

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário