Pagar IPVA SP 2022 com créditos da Nota Fiscal Paulista? Somente até 31 de outubro

Felipe Matozo

25/10/2021

Proprietários de veículos de São Paulo que quiserem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 com créditos da Nota Fiscal Paulista têm até o próximo dia 31 de outubro para fazer o pedido.

Conforme destaca a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado, outubro é o único mês em que os consumidores cadastrados na Nota Fiscal Paulista podem aproveitar os créditos para abatimento do imposto.

Os consumidores podem usar seu saldo no programa para pagar o valor total ou parcial do IPVA referente ao próximo ano, sendo que não há um valor mínimo estipulado. Entretanto, o veículo precisa estar registrado no nome do consumidor cadastrado na Nota Fiscal Paulista para que a operação seja válida.

pagar ipva com nota fiscal paulista

Motoristas de São Paulo têm até 31 de outubro para IPVA 2022 com saldo da Nota Fiscal Paulista. Foto: Paulo Lopes/BW Press

Como pagar o IPVA com créditos da Nota Fiscal Paulista?

Os consumidores interessados em pagar o IPVA 2022 com créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista devem fazer uma solicitação no site do programa. Para saber como fazer esse pedido, basta conferir o nosso texto explicando o passo a passo.

Mas é importante destacar que o saldo da Nota Fiscal Paulista não pode ser usado para pagar outras taxas como DPVAT, licenciamento e multas, apenas para o imposto anual.

Além disso, após o consumidor utilizar os créditos no abatimento do IPVA, ele não pode recuperar o valor se vender o veículo posteriormente. A restituição de valores só é possível em casos de furto ou roubo do veículo.

Em outubro de 2020, mais de 20 mil consumidores cadastrados na Nota Fiscal Paulista solicitaram o abatimento do imposto deste ano com créditos do programa, o que representou cerca de R$ 1,4 milhão, de acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento.

IPVA 2022 SP deve subir

O uso de créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento no IPVA 2022 pode ajudar os consumidores a enfrentar o provável aumento no imposto no ano que vem.

Isso acontece porque em 2021 houve um fenômeno de valorização de carros usados, devido a falta de insumo para produção de veículos zero km.

Como o cálculo do IPVA considera o valor venal de cada veículo e a alíquota pratica da nos estados, a expectativa é que o IPVA fique mais caro no ano que vem para muitos veículos.

Fonte: CNN Brasil.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.