Pagar IPVA SP 2022 com créditos da Nota Fiscal Paulista? Somente até 31 de outubro

Proprietários de veículos de São Paulo que quiserem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 com créditos da Nota Fiscal Paulista têm até o próximo dia 31 de outubro para fazer o pedido.

Conforme destaca a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado, outubro é o único mês em que os consumidores cadastrados na Nota Fiscal Paulista podem aproveitar os créditos para abatimento do imposto.

Publicidade

Publicidade

Os consumidores podem usar seu saldo no programa para pagar o valor total ou parcial do IPVA referente ao próximo ano, sendo que não há um valor mínimo estipulado. Entretanto, o veículo precisa estar registrado no nome do consumidor cadastrado na Nota Fiscal Paulista para que a operação seja válida.

pagar ipva com nota fiscal paulista
Motoristas de São Paulo têm até 31 de outubro para IPVA 2022 com saldo da Nota Fiscal Paulista. Foto: Paulo Lopes/BW Press

Como pagar o IPVA com créditos da Nota Fiscal Paulista?

Os consumidores interessados em pagar o IPVA 2022 com créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista devem fazer uma solicitação no site do programa. Para saber como fazer esse pedido, basta conferir o nosso texto explicando o passo a passo.

Mas é importante destacar que o saldo da Nota Fiscal Paulista não pode ser usado para pagar outras taxas como DPVAT, licenciamento e multas, apenas para o imposto anual.

Publicidade

Publicidade

Além disso, após o consumidor utilizar os créditos no abatimento do IPVA, ele não pode recuperar o valor se vender o veículo posteriormente. A restituição de valores só é possível em casos de furto ou roubo do veículo.

Em outubro de 2020, mais de 20 mil consumidores cadastrados na Nota Fiscal Paulista solicitaram o abatimento do imposto deste ano com créditos do programa, o que representou cerca de R$ 1,4 milhão, de acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento.

IPVA 2022 SP deve subir

O uso de créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento no IPVA 2022 pode ajudar os consumidores a enfrentar o provável aumento no imposto no ano que vem.

Isso acontece porque em 2021 houve um fenômeno de valorização de carros usados, devido a falta de insumo para produção de veículos zero km.

Como o cálculo do IPVA considera o valor venal de cada veículo e a alíquota pratica da nos estados, a expectativa é que o IPVA fique mais caro no ano que vem para muitos veículos.

Fonte: CNN Brasil.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário