LICENCIAMENTO 2022 Detran RJ → consulta, tabela, como pagar

O licenciamento 2022 Detran RJ é um procedimento que deve ser realizado por todo proprietário de veículo, para mantê-lo em situação regular e renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Aqui, indicamos como fazer o licenciamento RJ 2022. Continue a leitura e confira como funciona!

Publicidade

Publicidade

licenciamento rj 2022

Valor do licenciamento RJ 2022

O valor do licenciamento RJ 2022 ainda não foi divulgado pelo Detran, mas é provável que fique por volta do total praticado em 2021, que foi de R$ 219,37. Para saber o valor atualizado, recomenda-se verificar o site do Bradesco, banco parceiro para pagamento da taxa. A seguir, apresentamos um passo a passo para consulta:

  1. Acesse o site de consulta de débitos de veículos RJ;
  2. Informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, que está no CRLV);
  3. Digite o texto da imagem no campo indicado, para autenticar seu acesso;
  4. Clique em “continuar”.

Calendário licenciamento 2022 Detran RJ

Todo proprietário de veículo no Rio de Janeiro precisa fazer o procedimento em datas específicas, conforme o calendário de licenciamento divulgado pelo Detran RJ. O de 2022 ainda não foi divulgado, mas o prazo máximo de licenciamento deve ser semelhante ao de 2021.

Caso isso se confirme, o licenciamento anual RJ 2022 deverá ser feito entre setembro e dezembro, de acordo com o número final da placa do veículo. Acesse o site do Detran para conferir o calendário de licenciamento 2022 RJ.

Publicidade

Publicidade

Como emitir 2ª via do licenciamento

O pagamento do licenciamento Detran RJ é feito por meio de boleto, que pode ser emitido diretamente no site do Bradesco. Confira, a seguir, um passo a passo para obter a segunda via:

  1. Acesse o site de consulta GRT (Guia de Regularização de Taxas) CRLV e licenciamento;
  2. Informe o Renavam e o código da imagem exibida no site;
  3. Clique em “continuar”;
  4. Emite a segunda via do boleto.

Como pagar licenciamento no Rio de Janeiro

O licenciamento pode ser pago em bancos credenciados para recebimento da taxa. A seguir, indicamos quais são essas instituições financeiras:

  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Santander;
  • HSBC.

O pagamento pode ser feito via internet banking, aplicativo do banco em que possui conta ou pessoalmente em um caixa eletrônico. Tente quitar a dívida dentro do prazo de vencimento, para evitar a incidência de juros e multas.

O que acontece se não pagar o licenciamento?

Há o crescimento da dívida com multas e juros e impossibilidade de utilizar o veículo porque o CRLV estará vencido. Se dirigir com o documento nessa condição, há aplicação de multa e possibilidade de apreensão do veículo.

Como fazer o licenciamento 2022 RJ Detran?

É simples fazer o licenciamento, basta pagar a taxa inerente ao serviço e emitir o CRLV-e (versão digital do documento). Um detalhe importante: o licenciamento só poderá ser feito se todos os débitos inerentes ao veículo estiverem pagos.

Portanto, se tiver IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), multas e seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) em aberto, não conseguirá efetuar o licenciamento, mesmo que pague a taxa do serviço. Regularize demais débitos previamente.

CRLV-e no Rio: como funciona

Publicidade

Publicidade

O licenciamento RJ é totalmente digital, inclusive o CRLV, que está disponível na versão CRLV-e (eletrônica). Mas, como obter o documento digital? Simples: depois de pagar a taxa de licenciamento, aguarde o reconhecimento pelo sistema do Detran e baixe o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou site do Denatran.

Veja, a seguir, um passo a passo para fazer o download do CRLV-e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito:

  1. Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de apps de seu celular;
  2. Toque em “entrar com gov.br”;
  3. Se já for cadastrado, informe seu CPF e senha de acesso. Caso não seja, toque em “crie sua conta” e siga as orientações dadas nas páginas;
  4. Escolha a opção “veículos”;
  5. Digite o número de seu Renavam e de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo), que deve ter 11 dígitos. Caso tenha menos, acrescente zeros no início do número até completar 11 dígitos;
  6. Clique em “adicionar”;
  7. Cadastre uma chave de acesso;
  8. Selecione o veículo desejado.

Pronto! O CRLV-e será exibido e ele tem valor idêntico ao de papel. Mas, se você quiser dá para imprimi-lo para ter uma versão física do documento. Também dá para compartilhar o CRLV com pessoas que usam o veículo.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário