Todos que recebiam o Auxílio Emergencial vão receber o Auxílio Brasil? Entenda

Veja se todos que receberam o Auxílio Emergencial receberão o Auxílio Brasil.
Com o fim do Auxílio Emergencial, milhões de famílias ficarão sem ajuda por não ter direito ao Auxílio Brasil. Foto: Ministério da Cidadania

Os pagamentos do Auxílio Brasil começam hoje (17/11), após a extinção de dois programas que atendiam milhões de brasileiros: o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.

Por conta disso, a expectativa é que mais de 22 milhões de famílias de baixa renda fiquem sem nenhuma ajuda a partir deste mês. Afinal, se por um lado todos os beneficiários do Bolsa Família receberão as parcelas do novo programa, por outro o mesmo não acontece com o Auxílio Emergencial.

Publicidade

Publicidade

Como os critérios dos dois programas são diferentes, a maioria das pessoas que recebiam Auxílio Emergencial não terão direito ao Auxílio Brasil. Sendo assim, ter recebido o benefício emergencial não garante inclusão no novo programa.

Veja se todos que receberam o Auxílio Emergencial receberão o Auxílio Brasil.
Com o fim do Auxílio Emergencial, milhões de famílias ficarão sem ajuda por não ter direito ao Auxílio Brasil. Foto: Ministério da Cidadania

Quem vai receber o Auxílio Brasil?

Nesse primeiro mês de Auxílio Brasil, apenas as cerca de 14,6 milhões de famílias que recebiam o Bolsa Família terão direito ao novo benefício. Mas o governo promete incluir mais 2,4 milhões de famílias até dezembro, o que pode zerar a fila de espera do antigo programa.

Os novos beneficiários serão incluídos no Auxílio Brasil com base no CadÚnico. Por isso, é preciso estar com o cadastro atualizado há menos de dois anos no sistema para ter chances de entrar para o novo programa.

Publicidade

Publicidade

Segundo o governo, novas famílias entrarão para o programa todos os meses, mas a inscrição no CadÚnico não é uma garantia de recebimento do Auxílio Brasil.

Para ter direito aos pagamentos do Auxílio Brasil, além de ter cadastro no CadÚnico, a família também deve atender a um dos seguintes critérios de renda:

  • Renda mensal de até R$ 100 por pessoa (linha da extrema pobreza);
  • Renda mensal de até R$ 200 por pessoa (linha da pobreza).

Além disso, o Auxílio Brasil também será composto por outros benefícios que terão critérios e valores específicos. Para conhecer os principais critérios de participação no novo programa, confira o nosso texto explicando sobre.

Enquanto isso, no caso das pessoas que recebiam o Auxílio Emergencial e não terão direito às parcelas do novo programa, veja alguns dos benefícios disponíveis para este público.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar