IPVA 2022: Vale a pena pagar à vista? Quais as vantagens de parcelar? Entenda e escolha!

Muitos estados oferecem descontos para pagar o IPVA à vista, mas será que vale a pena aproveitar. Veja o que dizem especialistas.

Com a época de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) se aproximando, motoristas de todo o país já se preparam. Assim como em anos anteriores, em muitos estados haverá descontos no IPVA 2022 para quem pagar à vista, mas será que vale a pena?

Para responder a esta pergunta, é interessante conferir o que dizem alguns especialistas em economia. Além disso, vale lembrar que os descontos variam entre um estado e outro, então em alguns lugares a vantagem pode ser maior.

Publicidade

Publicidade

No Piauí, por exemplo, o desconto no valor IPVA 2022 pode chegar a 15%o que pode ser bastante vantajoso. Entretanto, em outros estados o desconto é menor e pode não valer tanto a pena, conforme veremos a seguir.

Pagar o IPVA 2022 à vista ou em parcelas O que é mais vantajoso
Saiba quando vale a pena pagar o IPVA à vista, segundo especialistas. Foto: Ronaldo Silva/Futura Press

Quando vale a pena pagar o IPVA à vista?

Segundo o professor de Economia Durval Meirelles, por menor que seja o desconto no IPVA 2022 para quem pagar à vista, se a pessoa tiver bastante dinheiro guardado, vale a pena aproveitar.

Isso porque o IPVA deve ficar mais caro em 2022, com expectativas de alta que variam de 20% a 30%. Nesse caso, mesmo em estados onde o desconto para pagamento à vista é pequeno, como no Rio de Janeiro (3%), qualquer redução ajuda.

Publicidade

Publicidade

Mas para o economista Eduardo Amendola Camara, professor da Estácio, o desconto muito baixo não vale pena. Em entrevista ao jornal Extra, Camara afirmou que no Rio de Janeiro não há vantagem em “se descapitalizar” e ficar vulnerável logo no início de um ano que deve ser economicamente incerto por conta das eleições.

Para ele, só valeria a pena pagar o IPVA 2022 à vista se o desconto fosse maior do que 3% ou se a pessoa tivesse dinheiro aplicado de sobra.

Sendo assim, dependendo da situação financeira do contribuinte e do desconto que o estado oferece, parcelar o IPVA pode ser a melhor opção. Afinal, às vezes o desconto é muito baixo para a pessoa abrir mão de uma boa reserva financeira logo em janeiro.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário