Inscrição no CadÚnico não é garantia de recebimento do Auxílio Brasil. Entenda

Apesar de ser obrigatória para participar do programa, a inscrição no CadÚnico não garante que a famílias entrará no Auxílio Brasil.

Um dos principais requisitos para que uma família receba o Auxílio Brasil é que ela esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Entretanto, a inscrição neste sistema não garante que a família entrará no “novo Bolsa Família”.

Para ter direito ao Auxílio Brasil, é necessário se enquadrar nos outros critérios do programa (mais informações abaixo). Além disso, o Ministério da Cidadania informa que não existe um prazo definido para que as famílias que atendem aos requisitos tenham acesso ao benefício.

Publicidade

Publicidade

A seleção de novas famílias para o programa deve acontecer mensalmente, de acordo com os dados do CadÚnico. Enquanto isso, apenas as famílias que já recebiam o Bolsa Família terão direito aos pagamentos do Auxílio Brasil nesse primeiro momento.

CadÚnico não é garantia de recebimento do Auxílio Brasil. Enteda.

Inscrição no CadÚnico precisa estar atualizada para seleção do Auxílio Brasil

Quando o processo de seleção de novas famílias para o Auxílio Brasil, as informações cadastrais do CadÚnico deverão estar atualizadas.

Pelas regras do sistema, a última atualização deve ter sido feita há pelo menos 2 anos ou em caso de mudanças de endereço, renda ou de outras situações que exigem atualização.

Publicidade

Publicidade

No caso das famílias que estiverem com dados inconsistentes no CadÚnico, elas poderão ser impedidas de entrar para o programa até corrigir a situação.

Para saber se a sua inscrição no sistema está atualizada, basta baixar o aplicativo Meu CadÚnico e conferir se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação.

Caso seja necessário atualizar os dados do CadÚnico, é preciso ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do CadÚnico ou do Bolsa Família mais próximo para fazer isso.

Quais os critérios do Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é um programa voltado a famílias que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade. No caso dos critérios de renda, eles são os seguintes:

  • Famílias com renda mensal é de até R$ 100 por pessoa (situação de extrema pobreza);
  • Famílias com renda mensal é de até R$ 200 por pessoa (situação de pobreza).

Além disso, o Auxílio Brasil inclui outros benefícios com critérios e valores específicos. Para conferir a lista completa com mais detalhes, basta conferir o nosso texto sobre os benefícios incluídos no Auxílio Brasil.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário