Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro

Conheça os principais pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022 e veja quais nomes correm por fora na disputa.

Por ser um dos principais estados do país, as eleições para o governo do Rio de Janeiro costumam movimentar a política nacional, e para 2022 a população fluminense já conhece os prováveis candidatos ao cargo.

Mas o próximo governador do Rio terá que lidar com um cargo de má-reputação, já que todos os governadores eleitos no Estado que ainda estão vivo foram presos ou afastados.

Publicidade

Publicidade

Neste ano, a expectativa é que a disputa no Rio de Janeiro reflita a polarização da eleição presidencial. Afinal, dos dois candidatos que atualmente lideram as pesquisas, um deve contar com o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e outro de Lula (PT).

Cláudio Castro (PL)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro
Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022. Foto: Palácio das Laranjeiras

Como o último governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), está entre os que foram afastados do cargo, o primeiro nome da lista é o do seu vice e atual governador, Cláudio Castro (PL).

Castro é formado em direito e já foi vereador e chefe de gabinete. Para tentar se manter no cargo, conta com o apoio de religiosos e conservadores. Além disso, se aproximou dos filhos de Bolsonaro e é filiado ao mesmo partido do presidente, o que gera a expectativa de que eles “dividam palanque”, assim como aconteceu com Witzel em 2018.

Publicidade

Publicidade

Marcelo Freixo (PSB)

Freixo deve ser o principal oponente de Cláudio Castro em novembro, aparecendo na liderança da pesquisa Datafolha divulgada em 7 de abril. Segundo a pesquisa, o deputado federal tem 22% das intenções de voto, contra 18% do atual governador.

Eleito melhor deputado federal do país em votação popular do prêmio Congresso em Foco 2021, Freixo tem popularidade nacional e deve aparecer como candidato do ex-presidente Lula no Rio.

Rodrigo Neves (PDT)

No cenário tido como mais provável no Rio, o ex-prefeito de Niterói aparece na terceira colocação na última pesquisa Datafolha, com 7% das intenções de voto.

Além de prefeito, Rodrigo Neves também foi vereador e deputado estadual, e conta com o apoio do pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Assim como Ciro, também pretende despontar como uma “terceira via” no Rio.

Felipe Santa Cruz (PSD)

Outro pré-candidato que mira um crescimento como terceira via é o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Para isso, Santa Cruz conta com o apoio de Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio.

No entanto, as primeiras pesquisas não são muito animadoras para o pré-candidato. Afinal, ele marcou apenas 3% no cenário mais provável da mesma pesquisa Datafolha citada anteriormente.

Publicidade

Publicidade

Por outro lado, o levantamento também mostrou que 33% dos fluminenses pretendem votar branco ou nulo. Nesse caso, nomes como o de Rodrigo Neves e de Felipe Santa Cruz, menos conhecidos e com apoios importantes, podem ter espaço para crescimento com base na rejeição aos principais candidatos.

Outros pré-candidatos ao governo do Rio

Além dos nomes citados, a lista de pré-candidatos ao governo do Rio ainda conta inclui Eduardo Serra (PCB), Cyro Garcia (PSTU) e Paulo Ganime (Novo).

Vale destacar que nos dois cenários de primeiro turno da pesquisa Datafolha citada neste texto, Eduardo Serra e Cyro Garcia aparecem à frente de Felipe Santa Cruz. Porém, a tendência é que a candidatura de Santa Cruz tenha um espaço maior para crescimento, por conta da estrutura a seu favor.

Veja também: Fake news nas eleições de 2022: saiba como se proteger da desinformação

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário