Veja quem estará isento do IPVA em 2022

Veja se o seu veículo estará isento do IPVA em 2022 e entenda como funciona o pagamento desse imposto neste artigo do No Detalhe.

Quanto pagar de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) sempre foi uma dúvida dos motoristas. O que muitos não sabem é que a formatação do valor se dá de acordo com os preços de veículos novos e usados na tabela Fipe. Porém, existe um grupo de veículos que são isentos desse pagamento.

Saiba aqui quais são esses veículos isentos de IPVA em 2022 e como cada estado define as regras de isenção de pagamento.

Publicidade

Publicidade

Quais são os veículos que estarão isentos do IPVA em 2022?

O fator determinante para que um veículo seja isento do IPVA é o seu ano de fabricação, o que pode variar bastante de estado para estado.

Veja quem estará isento do IPVA em 2022

Confira abaixo quais são os veículos que estarão isentos do IPVA em cada um dos estados brasileiros no ano de 2022:

  • Em estados como Amapá e Rio Grande do Norte, os veículos isentos do IPVA de 2022 são os que têm 10 anos ou a fabricação anterior a ano de 2010;
  • Em estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, os veículos isentos do IPVA de 2022 são os que têm 15 anos ou a fabricação anterior ao ano de 2007;
  • No estado do Mato Grosso, os veículos isentos do IPVA de 2022 são os que têm 18 anos ou a fabricação anterior ao ano de 2004;
  • Em estados como o Alagoas, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, os veículos isentos do IPVA de 2022 são os que têm 20 anos ou a fabricação anterior ao ano de 2002;
  • Em estados como Pernambuco e Santa Catarina, os veículos isentos do IPVA de 2022 são os que têm 30 anos ou a fabricação anterior ao ano de 1992.

Se o seu veículo está incluso em uma das categorias apresentadas, ele está isento do IPVA de 2022.

Publicidade

Publicidade

Outros estados

Estados como Minas Gerais e Roraima contam com regras próprias para a isenção de veículos do IPVA, as quais estão apresentadas abaixo:

  • Veículos com a placa preta são isentos do IPVA de 2022;
  • Veículos agrícolas e de PcD (Pessoas com Deficiência), assim como ambulâncias, táxis e motos com até 160 cilindradas são isentos do IPVA de 2022.

Existe também os veículos com mais de 20 anos de fabricação que também estarão isentos do imposto nestes estados.

Como funcionará o pagamento do IPVA?

O funcionamento do pagamento varia de estado para estado, uma vez que eles são os responsáveis por determinar o vencimento do pagamento do IPVA e também da possibilidade da liberação ou não do parcelamento do imposto. Então, fique atento às regras locais.

Vale destacar aqui que não está disponível a visualização do calendário de pagamentos do IPVA, uma vez que é necessário a espera da definição do valor do IPVA do veículo na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário