Licenciamento 2022 RJ: Detran divulga calendário completo

Veja como ficou o calendário de licenciamento de veículos em 2022 no Rio de Janeiro, divulgado ontem pelo Detran-RJ, e o novo valor da guia.

Nesta quarta-feira (02/03), o Detran-RJ divulgou o calendário com os prazos para que os motoristas do Estado emitam o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) de 2022.

O calendário seguirá entre os meses de setembro e dezembro, variando conforme o número final das placas dos veículos.

Publicidade

Publicidade

Desde o ano passado, o CRLV-e está disponível apenas na versão digital no Rio de Janeiro. Com isso, os motoristas fluminenses podem solicitar o documento em uma unidade de atendimento do Detran-RJ ou acessá-lo pela internet (mais detalhes abaixo).

Calendário para emissão do Licenciamento 2022 RJ

Licenciamento 2022 RJ: Detran divulga calendário completo
Confira o calendário para licenciamento de veículos no RJ em 2022. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Conforme já adiantamos, os prazos para emissão do licenciamento RJ 2022 começam a vencer a partir de setembro, nas seguintes datas:

  • Final de placa 1 e 2 – Até 30 de setembro;
  • Final 3, 4 e 5 – Até 31 de outubro;
  • 6, 7 e 8 – Até 30 de novembro;
  • 9 e 0 – Até 31 de dezembro.

No caso dos motoristas que perderem estes prazos, os veículos ficam em situação irregular se não estiverem com o CRLV-e 2022 após a data relativa à sua placa.

Publicidade

Publicidade

Além disso, vale lembrar que para emitir o CRLV-e atualizado, os motoristas do Estado do Rio precisam pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), que será mais barata neste ano. Para saber como emitir e pagar esta guia, confira nosso texto explicando o procedimento.

Por outro lado, no Rio de Janeiro não é necessário estar com o IPVA quitado nem com o pagamento de eventuais multas em dia para pagar a GRT.

Licenciamento RJ apenas Digital

Após pagar a GRT, os proprietário de veículos do Rio de Janeiro podem solicitar o CRLV-e em unidades do Detran ou acessar o documento em uma das seguintes plataformas digitais:

Como no Rio de Janeiro o documento está disponível apenas na versão online, a Assembleia Legislativa (Alerj) restabeleceu um projeto que elimina a taxa de emissão do CRLV. Com isso, o valor da GRT cairá de R$ 242,26 para R$ 173,03.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário