Licenciamento 2023 Detran DF – Valor, calendário, como pagar e mais!
Todos os anos, aqueles que possuem algum veículo precisam obrigatoriamente pagar o licenciamento anual de veículos, e quem perder o prazo ou não o fizer pode acabar recebendo uma multa de valor variável.
Caso essa seja a sua primeira vez pagando o licenciamento, a seguir, confira todos os detalhes sobre o Licenciamento 2023 no Detran-DF, explicando o que é o licenciamento, como pagá-lo, as datas limites para efetuar o pagamento e também como consultar o licenciamento.
O que é o Licenciamento
O licenciamento veicular é um documento que todo cidadão que possui veículo precisa ter e que também é necessário ser pago por todos que possuem o documento. A principal função do licenciamento é comprovar que o veículo está em boas condições para rodar em vias públicas, sendo necessário atualizar o documento anualmente com o preço variando dependendo de cada estado.
Aqueles que forem pagar o licenciamento não podem ter dívidas no Detran, IPTU, seguros, multas e outros, e cabe ao Detran fornecer formas e informações para cada indivíduo sobre como pagar o licenciamento.
Tabela do Licenciamento 2023 no Detran-DF
Confira a seguir a tabela mostrando o prazo limite para realizar o pagamento, que pode ser efetuado à vista ou parcelado. Cada uma das datas são estabelecidas levando em conta o dígito no final de cada placa.
Dígito no Final da Placa | Dia e Mês de vencimento |
1 e 2 | Até 30 de setembro |
3, 4 e 5 | Até 31 de outubro |
6, 7 e 8 | Até 30 de novembro |
9 e 0 | Até 31 de dezembro |
Além disso, a data da fiscalização também é denominada levando em consideração os dígitos no final de cada placa veicular. As placas que terminam em dígitos 1 e 2 passam pela fiscalização no dia 1 de outubro, já as outras passam por fiscalização nos seguintes dias: 1 de novembro, 1 de dezembro e 1 de janeiro do próximo ano.
Como pagar o Licenciamento 2023 no DF?
Dependendo de cada local no Distrito Federal que você se encontra, o pagamento pode mudar com base nos descontos, porém, todos os débitos podem ser pagos à vista ou parcelados.
Vale também ressaltar que caso haja algum valor pendente a ser pago, seja em multas, IPTU, ou no próprio Detran, o Detran no Distrito Federal irá emitir a guia de pagamento com todos os valores em débito para depois liberar o licenciamento e o certificado.
Dependendo dos valores em débito, o valor da taxa do licenciamento tende a variar, mas na maioria das vezes, fica em cerca de R$ 100 reais.
Outra coisa que vale ser ressaltada, é que caso o pagamento seja efetuado até 30 dias depois do prazo limite, a atualização monetária será calculada a partir do valor principal do INPC, somado com uma aplicação de juros de mora de 1% e uma multa de 5%.
Se por acaso o pagamento estiver até 60 dias atrasado, ocorrerá a inscrição em dívida ativa, a cada mês que se passar, será acrescentado 1% de juros de mora.
Como consultar o licenciamento
Você poderá consultar o licenciamento através do portal do Detran do Distrito Federal, para isso siga o passo a passo mostrado a seguir.
- Primeiramente, acesse o portal oficial do Detran no Distrito Federal, você poderá entrar no site clicando nesse link;
- Em seguida, no menu superior do site, clique onde diz “serviços”;
- Depois, clique em “Veículos”;
- Insira os dados requisitados e envie-os.
Após o envio, será analisado se você não possui nenhuma dívida pendente, e caso não tenha nenhuma, a forma de pagamento será disponibilizada para você, com o pagamento podendo ser realizado de forma online ou presencial.
Você poderá realizar o pagamento online através do Internet Banking, e presencialmente através do boleto físico que pode ser pago em casas de lotérica ou em bancos como: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú entre outros. E é claro que será necessário você ter uma conta em algum desses bancos se for utilizá-los para pagar o licenciamento.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
IPVA 2023: veja 5 estados que já divulgaram seus calendários oficiais