Limpador milagroso para juntas de azulejo: faça em casa com ingredientes simples

Elouise Lopes

19/03/2023

Se tem um entre várias coisas que a pessoa que limpa a casa precisa é de um limpador milagroso para as juntas de azulejo. Afinal de contas, é muito comum que se acumulem sujeiras nesses cantos.

Veja também: De chá a limpeza: 5 usos inusitados para a casca do Pêssego que vão te deixar impressionado

E não é legal ter sujeira acumulada, já que tem uma série de bactérias que só estão esperando uma oportunidade para fazer mal à saúde de quem mora na casa.

Limpador milagroso para juntas de azulejo: faça em casa com ingredientes simples

Por causa disso, é bom saber como é que dá para se livrar do acúmulo de sujeira nas juntas de uma vez por todas. Ter tudo limpinho em casa faz toda a diferença.

1) Vinagre branco

O vinagre branco com certeza é um limpador milagroso de juntas de azulejo. Com ele, você vai ter uma chance de se livrar do problema de acúmulo de sujeira nesse tipo de local de uma vez por todas.

O que você precisa fazer para isso é misturar partes iguais de vinagre branco e água. Coloque os dois ingredientes que você normalmente tem em casa em um borrifador e depois use esse recipiente para ir aplicando nas juntas de azulejo.

Para ver resultado, você precisa deixar a solução agir por alguns minutos. Depois disso, é só usar água limpar para enxaguar o local.

2) Bicarbonato de sódio

Não fica atrás o bicarbonato de sódio. Se você optar por esse ingrediente, que você também normalmente tem em casa e não vai precisar comprar mais do mesmo, vai ver que pode ter ótimos resultados. Em geral, as juntas de azulejo ficam limpinhas.

Nesse caso, você vai precisar fazer o seguinte procedimento: misture bicarbonato de sódio e água até que os dois virem uma pasta. Depois, aplique essa pasta nas juntas de azulejo.

Esse método vai funcionar se você deixar a pasta agir por alguns minutos. Só depois é que você pode esfregar. Para isso, use uma escova de dentes velha ou uma escova de limpeza de cerdas duras. Para finalizar, basta usar água limpa para enxaguar.

3) Água sanitária

Não tem muito mistério em usar a água sanitária para limpar as juntas de azulejo na sua casa. Nesse caso, o que você terá que fazer é começar misturando esse ingrediente com água, que nem na técnica de usar o vinagre branco.

Use partes iguais dos dois ingredientes, misturando tudo em um borrifador. Quando tiver misturado bem, você pode ir aplicando nas juntas de azulejo. Por fim, basta deixar a solução agindo por alguns minutos e aí você poderá enxaguar com água limpa, para remover o produto.

É bom sempre ir secando essa área com um pano limpo. Isso geralmente evita que mais poeira vá se acumulando no lugar que você acabou de higienizar.

4) Limão

Esse método não é muito diferente dos demais. A ideia é quase a mesma, só que agora você vai usar uma fruta cítrica, ao invés de outros ingredientes que tem em casa, na cozinha ou lavanderia. E não tem muito mistério ou dificuldade na hora de executar.

A técnica consiste em cortar um limão ao meio e depois esfregar os dois pedaços nas juntas de azulejo. Essa é uma técnica que normalmente funciona bem, porque o ácido cítrico do limão ajuda a dissolver a sujeira e as manchas.

Por esse motivo você não vai precisar misturar com nada. O suco da fruta já vai fazer um bom trabalho sozinho. Depois de pegar as duas metades do limão na junta de azulejo, o que você vai fazer é só enxaguar com água limpa. Se a mancha ou sujeira persistir, basta repetir o processo.

5) Amônia

Outra boa opção de limpador de juntas de azulejo que vai ser muito funcional e ajudar você a se livrar desse problema de sujeira é a amônia. Se você é uma pessoa que normalmente compra produtos domésticos com esse conteúdo, essa técnica vai ser uma boa pedida.

Tudo que você vai ter que fazer será misturar uma colher de sopa de amônia em um litro de água. Feita essa mistura, você deverá aplicá-la nas juntas de azulejo.

Para ver resultado, você precisa deixar a solução agir por alguns minutos. Depois disso, é só enxaguar com água limpa, como com os outros ingredientes que mencionamos.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta