Lista de espera Prouni 2021. Veja datas e como participar
Quem fez sua inscrição no Prouni 2021 e não foi aprovado nas duas primeiras chamadas oficiais do programa ainda tem uma chance de conseguir uma bolsa de estudos: é só registrar seu interesse na lista de espera!
As inscrições para a lista de espera acontecerão nos dias 01 e 02 de março. Já o resultado sai em 05 de março. Confira, aqui, como se inscrever na lista de espera Prouni 2021 para tentar uma bolsa de estudos.
Lista de espera Prouni 2021
A lista de espera do Prouni 2021 é composta por vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram ocupadas durante a primeira e segunda chamadas oficiais. Para ter direito a participar dessa seleção, o candidato precisa:
- Não ter sido aprovado em nenhuma das chamadas regulares do Prouni 2021;
- Ter sido aprovado em uma das chamadas regulares, mas dispensado pela não formação de turma;
- Não ter termo de concessão de bolsa emitido no último processo seletivo do Prouni ou termo de concessão de bolsa remanescente.
Caso seu perfil se enquadre nesses requisitos, pode fazer a inscrição na lista de espera Prouni 2021 diretamente no site oficial do programa, dentro do prazo indicado no cronograma.
Como se inscrever na lista de espera Prouni 2021
A inscrição na lista de espera Prouni é gratuita e exclusivamente online, feita no site do programa. Veja, a seguir, um passo a passo para realizá-la:
- Acesse o site do Prouni;
- Clique em “participar da lista de espera”;
- Acesse sua conta gov.br, informando seu CPF e senha de acesso;
- Registre seu interesse na lista de espera e finalize a inscrição.
Se não se lembrar de sua senha de acesso à conta gov.br, gere uma nova na página inicial da plataforma, seguindo as recomendações dadas pelo sistema.
Caso não atenda os requisitos para a lista de espera Prouni, o site identificará isso e bloqueará a inscrição no processo seletivo.
Vale lembrar que o período de inscrição para as vagas remanescentes é nos dias 01 e 02 de março. Não deixe passar o prazo, para não perder essa nova oportunidade.
Resultado da lista de espera Prouni 2021
O resultado da lista de espera do Prouni 2021 será divulgado no dia 05 de março, também no site oficial do programa. Caso seja aprovado, o candidato deverá comprovar as informações fornecidas na inscrição.
O prazo de comprovação de informações vai de 08 a 12 de março, período em que o candidato aprovado deve encaminhar a documentação solicitada pelo programa e universidades.
É importante ficar atento a esse prazo, porque se a documentação não for apresentada o candidato aprovado perde a bolsa de estudos.
Documentação para confirmação da vaga Prouni
E qual é a documentação que o Prouni e universidades solicitam para confirmação da vaga e bolsas de estudos? Abaixo, listamos tudo o que é pedido. Confira e aproveite para preparar com antecedência:
- Documento de identificação oficial, como o RG, CNH ou passaporte;
- Comprovante de residência atualizado, com no máximo três meses (conta de água, energia elétrica, telefonia ou gás);
- Documento que comprove a conclusão do ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular. Apresente, por exemplo, o certificado de conclusão;
- Comprovante de renda. Podem ser apresentados os três últimos holerites, CTPS atualizada, extrato bancário e de FGTS, declaração de IRPJ, entre outros.
É importante mencionar que essa é a lista básica de documentos e pode ser que a universidade solicite outros. Se for o caso, a instituição de ensino superior informará isso durante a confirmação da bolsa e matrícula.
Tipos de bolsas de estudos do Prouni 2021
As vagas remanescentes são destinadas para os dois tipos de bolsas de estudos do Prouni 2021. A seguir, conheça quais são:
- Bolsa de estudos de 50%. Para concorrer a essa modalidade, o candidato precisa ter renda familiar de até 3 salários mínimos por mês;
- Integral (100%). Nesta opção, o candidato deve ter renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
Em todos os tipos de bolsa de estudos, é obrigatório que o candidato tenha participado da edição mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido 450 pontos na média de notas, além de não ter zerado a redação.