Vestibular 2021 → Inscrições, Gabarito e Resultado — (Guia Completo)

O vestibular é adotado por boa parte das universidades públicas e particulares como processo seletivo de alunos para seus cursos. Instituições de ensino como USP (Universidade de São Paulo), UFPR (Universidade Federal do Paraná), entre outras, realizam vestibular anualmente. Pensando em tentar uma vaga numa universidade e quer saber como funciona esse tipo de processo seletivo? Então, confira este guia completo que preparamos sobre o vestibular 2021, com informações sobre inscrições, provas e resultados.

Como Funciona o Vestibular 2021

vestibular O vestibular 2021 varia de acordo com a universidade que realiza o processo, já que cada uma pode estabelecer normas e pré-requisitos especiais que os candidatos devem cumprir. Mas, de modo geral universidades públicas tendem a realizar somente um vestibular durante o ano. Já as particulares fazem dois, um para cada semestre, com novas turmas iniciando no começo e na metade do ano. O vestibular é composto de provas que cobram o conteúdo aprendido no ensino médio regular. Normalmente, esses exames são objetivos, com questões de múltipla escolha. Em alguns casos são realizadas provas dissertativas, com foco na área da vaga que o candidato busca, como humanas, exatas e biológicas. Além disso, é obrigatório elaborar uma redação sobre um tema apresentado no dia da prova. Para participar do vestibular 2021 o candidato deve fazer sua inscrição online no site da universidade ou da banca organizadora do processo seletivo, pagar uma taxa e aguardar o dia da aplicação da prova.

O Que Cai no Vestibular 2021?

Depende da universidade, mas o conteúdo exigido sempre tem como base o programa tradicional de educação do ensino médio. Por isso, espere encontrar questões sobre:
  • Biologia;
  • Física;
  • História;
  • Química;
  • Matemática;
  • Geografia;
  • Português;
  • Inglês.
É importante mencionar que a prova de português, especificamente, envolve gramática, leitura e interpretação de texto, redação e leitura obrigatória de obras literárias, tanto de escritores nacionais como internacionais de língua portuguesa.

Como Fazer a Inscrição Vestibular 2021

ilustração vestibular A inscrição vestibular 2021 deve ser feita diretamente no site oficial das instituições de ensino. Abaixo, apresentamos um passo a passo para lhe auxiliar nessa tarefa. Acompanhe:
  1. Acesse o site oficial da universidade em que deseja realizar a inscrição;
  2. No menu principal, localize a opção “vestibular”;
  3. Clique em “inscreva-se”;
  4. Preencha um formulário informando dados pessoais;
  5. Selecione o curso em que deseja tentar uma vaga;
  6. Informe se deseja concorrer a uma vaga de cotas;
  7. Escolha um estado e cidade de realização da prova;
  8. Responda ao questionário socioeconômico;
  9. Finalize a inscrição;
  10. Gere o boleto para pagamento da taxa.
Certifique-se de pagar o boleto dentro do prazo indicado no documento, já que a taxa de inscrição só é validada após o reconhecimento do pagamento. Caso não pague, não será possível realizar o vestibular.

Isenção de Taxa Vestibular 2021

Universidades públicas normalmente oferecem a possibilidade de isenção de taxa de inscrição, mas o candidato deve cumprir alguns pré-requisitos para obtê-la:
  • Ter cursado o ensino médio inteiramente na rede pública de ensino ou particular como bolsista integral;
  • Possuir baixa renda familiar.

O Que Levar no Dia da Prova

Dentro da sala de prova o controle de uso de materiais e objetos é rígido para evitar a famosa “cola”. Por isso, a banca organizadora limita o que pode ser levado no dia. De modo geral é possível levar:
  • Documento de identidade com foto;
  • Caneta de tinta preta ou azul;
  • Lanches e água.
Relógios e eletrônicos, como celulares, devem ser armazenados em um envelope, com alarmes e notificações inativos, sob o risco de o candidato ser eliminado caso soem durante a prova.

Gabarito Vestibular 2021

O gabarito oficial do vestibular 2021 costuma sair no mesmo dia de aplicação do exame, após a finalização da prova, ou no dia seguinte. A data específica de publicação é indicada no edital do processo seletivo. Quer ter uma ideia se foi bem na prova? Então, preencha o gabarito dado ao candidato no dia do vestibular, selecionando suas respostas. Assim, será possível compará-las com o gabarito oficial e saber previamente se conseguiu um bom desempenho.

Resultado Vestibular 2021

O resultado do vestibular 2021 é liberado em data específica mencionada no edital do processo seletivo. De maneira geral, a divulgação ocorre na mesma semana, para universidades particulares, ou de um a dois meses, no caso de instituições de ensino públicas ou com seleção mais complexa.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário