Inscrições abertas IFCE 2021 – Cursos Online (Gratuitos). 200 Vagas. Confira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) terá dois novos cursos online gratuitos em parceria com a Huawei, empresa chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações. As inscrições abrem na próxima terça-feira (2) e seguem até o dia 7 de fevereiro.

Ao todo, a parceria entre as instituições irá disponibilizar 200 vagas, 100 para o curso de Inteligência Artificial e outras 100 para o de Redes 5G. Além disso, as vagas dos cursos gratuitos também divididas entre alunos do IFCE e público externo, sendo metade para cada grupo.

Publicidade

Publicidade

As inscrições serão realizadas no site criado especificamente para os cursos remotos oferecidos pela parceria entre IFCE e Huawei. A plataforma ainda disponibiliza mais informações sobre os cursos.

cursos gratuitos ifce

As aulas começam no próximo dia 8 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h. Em ambos os cursos, as atividades serão todas online e os alunos precisam dominar a leitura em inglês para acompanhar as aulas. A qualificação é de 40 horas/aula.

Huawei é líder mundial em fornecimento de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC), e os estudantes com melhor desempenho terão direito de participar do exame de certificação da empresa.

Publicidade

Publicidade

Os candidatos interessados em se inscrever precisam responder a um questionário com dez perguntas básicas. Os participantes que acertarem o maior número de perguntas serão selecionados. Quando houver empate, o critério utilizado será a ordem de inscrição.

Outros cursos gratuitos do IFCE

É comum que o IFCE ofereça oportunidades de cursos remotos gratuitos. Na mesma parceria com a Huawei, por exemplo, se encerrou recentemente o curso de Routing & Switching, sobre a tecnologia de roteamento e comutação, que conecta dispositivos de rede e implementa a transmissão de dados.

Outra oportunidade de capacitação online e gratuita disponível no site do IFCE é o Curso Geral de Propriedade Intelectual. As inscrições seguem apenas até o dia até 30/01 (sábado), e devem ser feitas pelo site https://ifce.edu.br/prpi/circuito/inscricoes.

O curso é o primeiro de um programa de capacitação ofertado pelo IFCE e o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sendo obrigatório para os participantes deste conjunto de cursos.

O curso tem carga horária de 75 horas, e aborda tópico Introdução à Propriedade Intelectual, Direitos Autorais, Patentes, Proteção ao Software e Topografia de Circuito Integrado, Tratados Internacionais, entre outros.

Quais são os cursos do IFCE?

O IFCE conta com uma grande variedade de cursos, que são distribuídos em diferentes níveis de ensino. A lista completa de cursos da instituição está disponível em seu site oficial, onde é possível consultar as opções por campus ou por tipo.

Publicidade

Publicidade

Cada categoria de ensino conta com diversos cursos diferentes, distribuídos nas TANTAS sedes do IFCE espalhadas pelo estado. No site é possível conferir em quais localidades está disponível cada curso.

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos do IFCE são divididos em quatro modalidades: concomitantes, integrados, subsequentes e integrados (Proeja).

  • Técnicos Concomitantes: para estudantes do Ensino Médio tradicional que irão cursar o ensino técnico do IFCE no contra turno. Para receber o diploma de técnico, o aluno deve apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Integrados: neste caso, o estudante cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo no IFCE, não no contra turno;
  • Subsequentes: cursos técnicos destinados a estudantes que já concluíram o ensino médio;
  • Integrados (Proeja): para alunos da educação de jovens e adultos (EJA), modalidade destinada a maiores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental, mas não o ensino médio.

Cursos Superiores

Os cursos de educação superior do IFCE são equiparados aos de universidades federais. A instituição oferece diversas opções nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologias.

Vale lembrar que as licenciaturas são cursos de graduação específicos para a formação de professores. Sobre os tecnológicos, eles formam profissionais de campos específicos do mercado de trabalho e têm duração menor que a de graduações tradicionais (bacharelado e licenciatura).

Cursos de pós-graduação

Publicidade

No caso das pós-graduações, o IFCE conta com cursos nas modalidades lato sensu e stricto sensu.

Publicidade

  • Lato Sensu: para quem procura por atualização acadêmica ou profissional. No IFCE, há cursos de especialização e de aperfeiçoamento;
  • Stricto Sensu: cursos das modalidades de mestrado acadêmico e mestrado profissional.

Cursos de extensão

Por fim, o IFCE também oferece cursos de extensão, tanto de formação inicial quanto de formação continuada. Segundo a instituição, esta é uma ação pedagógica de caráter teórico e prático, e foi planejada para atender demandas da sociedade.

O catálogo da instituição é um incentivo a mais para a participação da comunidade nos diversos campi do IFCE, o que é um dos principais objetivos dos institutos federais.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário