Inscrições abertas IFCE 2021 – Cursos Online (Gratuitos). 200 Vagas. Confira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) terá dois novos cursos online gratuitos em parceria com a Huawei, empresa chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações. As inscrições abrem na próxima terça-feira (2) e seguem até o dia 7 de fevereiro.

Ao todo, a parceria entre as instituições irá disponibilizar 200 vagas, 100 para o curso de Inteligência Artificial e outras 100 para o de Redes 5G. Além disso, as vagas dos cursos gratuitos também divididas entre alunos do IFCE e público externo, sendo metade para cada grupo.

As inscrições serão realizadas no site criado especificamente para os cursos remotos oferecidos pela parceria entre IFCE e Huawei. A plataforma ainda disponibiliza mais informações sobre os cursos.

cursos gratuitos ifce

As aulas começam no próximo dia 8 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h. Em ambos os cursos, as atividades serão todas online e os alunos precisam dominar a leitura em inglês para acompanhar as aulas. A qualificação é de 40 horas/aula.

Huawei é líder mundial em fornecimento de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC), e os estudantes com melhor desempenho terão direito de participar do exame de certificação da empresa.

Os candidatos interessados em se inscrever precisam responder a um questionário com dez perguntas básicas. Os participantes que acertarem o maior número de perguntas serão selecionados. Quando houver empate, o critério utilizado será a ordem de inscrição.

Outros cursos gratuitos do IFCE

É comum que o IFCE ofereça oportunidades de cursos remotos gratuitos. Na mesma parceria com a Huawei, por exemplo, se encerrou recentemente o curso de Routing & Switching, sobre a tecnologia de roteamento e comutação, que conecta dispositivos de rede e implementa a transmissão de dados.

Outra oportunidade de capacitação online e gratuita disponível no site do IFCE é o Curso Geral de Propriedade Intelectual. As inscrições seguem apenas até o dia até 30/01 (sábado), e devem ser feitas pelo site https://ifce.edu.br/prpi/circuito/inscricoes.

O curso é o primeiro de um programa de capacitação ofertado pelo IFCE e o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sendo obrigatório para os participantes deste conjunto de cursos.

O curso tem carga horária de 75 horas, e aborda tópico Introdução à Propriedade Intelectual, Direitos Autorais, Patentes, Proteção ao Software e Topografia de Circuito Integrado, Tratados Internacionais, entre outros.

Quais são os cursos do IFCE?

O IFCE conta com uma grande variedade de cursos, que são distribuídos em diferentes níveis de ensino. A lista completa de cursos da instituição está disponível em seu site oficial, onde é possível consultar as opções por campus ou por tipo.

Cada categoria de ensino conta com diversos cursos diferentes, distribuídos nas TANTAS sedes do IFCE espalhadas pelo estado. No site é possível conferir em quais localidades está disponível cada curso.

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos do IFCE são divididos em quatro modalidades: concomitantes, integrados, subsequentes e integrados (Proeja).

  • Técnicos Concomitantes: para estudantes do Ensino Médio tradicional que irão cursar o ensino técnico do IFCE no contra turno. Para receber o diploma de técnico, o aluno deve apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Integrados: neste caso, o estudante cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo no IFCE, não no contra turno;
  • Subsequentes: cursos técnicos destinados a estudantes que já concluíram o ensino médio;
  • Integrados (Proeja): para alunos da educação de jovens e adultos (EJA), modalidade destinada a maiores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental, mas não o ensino médio.

Cursos Superiores

Os cursos de educação superior do IFCE são equiparados aos de universidades federais. A instituição oferece diversas opções nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologias.

Vale lembrar que as licenciaturas são cursos de graduação específicos para a formação de professores. Sobre os tecnológicos, eles formam profissionais de campos específicos do mercado de trabalho e têm duração menor que a de graduações tradicionais (bacharelado e licenciatura).

Cursos de pós-graduação

No caso das pós-graduações, o IFCE conta com cursos nas modalidades lato sensu e stricto sensu.

  • Lato Sensu: para quem procura por atualização acadêmica ou profissional. No IFCE, há cursos de especialização e de aperfeiçoamento;
  • Stricto Sensu: cursos das modalidades de mestrado acadêmico e mestrado profissional.

Cursos de extensão

Por fim, o IFCE também oferece cursos de extensão, tanto de formação inicial quanto de formação continuada. Segundo a instituição, esta é uma ação pedagógica de caráter teórico e prático, e foi planejada para atender demandas da sociedade.

O catálogo da instituição é um incentivo a mais para a participação da comunidade nos diversos campi do IFCE, o que é um dos principais objetivos dos institutos federais.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário