Enem 2022: passo a passo de como se inscrever na edição deste ano

Saiba como realizar a inscrição no Enem 2022 para participar da nova edição do Exame e confira as datas das provas.

Uma das principais formas de ingressar no ensino superior é passar pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece todo ano. Os interessados em realizar o Enem 2022 já têm a possibilidade de fazer sua inscrição.

O processo de inscrição ocorre de maneira totalmente digital e é preciso que os candidatos estejam atentos na hora do preenchimento de dados, para evitar erros na inscrição.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo, em detalhes, como se inscrever no Enem 2022. Confira!

Como se inscrever no Enem 2022

Enem 2022: passo a passo de como se inscrever na edição deste ano
Saiba como realizar a inscrição no Enem 2022 para participar da nova edição do Exame e confira as datas das provas. (Imagem: Pinterest/Divulgação)

Os estudantes que já finalizaram ou estão finalizando o ensino básico que tiverem interesse em participar do Enem 2022 precisam passar pelo processo de inscrição. Na hora de se inscrever para participar do Exame, é preciso ter em mãos documentos de identificação para preencher os dados solicitados e evitar erros que possam comprometer a realização do Exame ou mesmo a matrícula no ensino superior por meio do Sisu, Prouni ou Fies, mais tarde.

O candidato também precisa estar ciente de que, no ato da inscrição, irá responder a uma série de perguntas de aspectos socioeconômicos.

Publicidade

Publicidade

A seguir, confira as instruções para fazer a inscrição no Enem 2022.

  1. Acesse a Página do Participante, onde inscrição é realizada;
  2. Clique em “inscrição” e resolva o desafio proposto pela a assistente virtual do site do Inep, Nanda;
  3. Informe o seu número de CPF e a data de nascimento;
  4. Confirme as suas informações pessoais, nome completo, data de nascimento e nome da mãe;
  5. Insira o nome do seu pai ou clique em “não declarar” para pular essa etapa;
  6. Nas etapas seguintes, Nanda deve apresentar perguntas para conhecer melhor o candidato, como cor, nacionalidade, sexo, endereço, etc.;
  7. Após isso, deve ser feita a escolha da língua estrangeira, que é a língua que irá aparecer na prova em apenas cinco questões;
  8. Nas etapas seguintes, o candidato deve responder a perguntas a respeito de sua formação básica e também deverá responder a um questionário socioeconômico contendo 25 perguntas.

A respeito do processo de inscrição, convém reforçar que não se pode mudar de ideia posteriormente a respeito da prova de língua estrangeira e também sobre a versão do Enem que se deseja fazer

Então, no ato da inscrição, o estudante deve escolher entre inglês e espanhol para as questões de língua estrangeira. Ainda, o estudante precisa optar pela versão impressa ou digital da prova.

Tendo em vista que essas decisões são bastante importantes, o estudante precisa começar o processo de inscrição certo de suas escolhas.

Depois de fazer a inscrição no Enem 2022, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição para confirmar a inscrição por meio de boleto, Pix ou cartão de crédito. É importante reforçar que quem não pagar a taxa até o dia 27 de maio irá ficar de fora do exame.

Todos os interessados em participar do Enem 2022 precisam fazer a inscrição

Como comentamos anteriormente, todos os estudantes interessados em participar do Enem 2022 devem fazer sua inscrição no site do Inep, mesmo aqueles que já têm a isenção garantida. Isso porque a isenção da taxa de inscrição não confirma a participação do estudante no Exame.

Publicidade

Publicidade

Lembramos também, caso o recurso contra isenção negada não tenha sito aprovado pelo Inep, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição para poder confirmar a inscrição e realizar as provas.

Para quando estão marcadas as provas do Enem 2022?

O primeiro dia de prova do Enem 2022, em que os participantes respondem a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, contabilizando um total de 45 questões, e elaboram a redação, está marcado para o dia 13 de novembro.

Enquanto isso, o segundo dia de prova, em que são respondidas questões, também objetivas, sobre ciências da natureza e suas tecnologias, assim como matemática e suas tecnologias, está marcado para 20 de novembro.

Veja também: Pix não é criação de Bolsonaro, apesar do uso político por aliados do governo

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário