Cursos Gratuitos UECE: Área de Tecnologia da Informação tem oferta de 296 vagas

Os ministérios da Educação (MEC) e da Economia lançaram em conjunto o programa Qualifica Mais-Emprega Mais. O programa oferece três cursos gratuitos na área de tecnologias da informação e comunicação, e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) é uma das instituições com vagas disponíveis.

No estado, são 296 vagas destinadas a jovens que moram em Fortaleza ou região metropolitana. Os cursos online de qualificação profissional disponíveis são: programador de dispositivos móveis, programador de sistemas e programador web.

Esta primeira fase do programa funciona como projeto-piloto, e oferece 6.069 vagas em 11 regiões metropolitanas do país (lista completa no final do texto). As inscrições seguem abertas até o dia 11 de abril, e a prioridade é para jovens de até 29 anos. Ao fim dos cursos, os estudantes ainda terão auxílio para entrar no mercado de trabalho.

uece

Segundo estimativas da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o setor de tecnologias da informação e comunicação (TICs) terá uma demanda de aproximadamente 420 mil profissionais por ano até 2024. Por conta desta demanda, os cursos do Qualifica Mais-Emprega Mais são direcionados justamente a esta área.

A UECE é uma das sete instituições de ensino de todo o Brasil que irão oferecer cursos gratuitos pelo programa. Segundo a coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece, Germana Paixão, a universidade foi selecionada para a iniciativa por conta da sua experiência com cursos na área de TIC, no ensino à distância e no desenvolvimento profissional de jovens.

Mais do que a formação técnica, a UECE se preocupa em auxiliar os estudantes no desenvolvimento de competências e na preparação para o ingresso e permanência no mercado de trabalho”, afirmou Germana.

Veja também: Cursos Gratuitos sobre Empreendedorismo – Opções para fazer em casa!

Como vão funcionar os cursos gratuitos da UECE?

As vagas para os cursos online gratuitos do Qualifica Mais-Emprega Mais na UECE serão distribuídas da seguinte forma:

  • Programador de Sistemas – 136 vagas;
  • Programador Web – 136 vagas;
  • Programador de Dispositivos Móveis – 24 vagas.

A previsão para o início das aulas é no dia 10 de maio, e cada curso deve durar aproximadamente 200 horas.

Para se inscrever, é preciso participar de uma seleção virtual na plataforma EduLivre, pelo site. No site, os candidatos devem participar da Trilha Qualifica Mais para conhecer o mercado de trabalho do setor antes de confirmar a inscrição.

A trilha fica aberta até 11 de abril, e inclui informações sobre os cursos e áreas de atuação relacionadas e exercícios sobre conteúdos que estão disponíveis na própria trilha. O programa irá escolher os participantes com melhor desempenho para participar dos cursos.

A etapa seguinte do processo de seleção começa no dia 15 de abril. A partir deste momento, a UECE irá entrar em contato com os candidatos selecionados via e-mail para a confirmação de matrícula. Para se matricular, o participante deve morar em Fortaleza ou região metropolitana, ter Ensino Médio completo e até 29 anos de idade.

Veja também: Cursos Técnicos MEC – Vagas abertas no Programa Novos Caminhos até 4/4

Programa está com inscrições abertas para outras dez regiões

Além de Fortaleza, os cursos do Qualifica Mais-Emprega Mais também estão com inscrições abertas nas regiões de: São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Brasília, Recife e Salvador.

Assim como em Fortaleza é a UECE quem participa da iniciativa, cada região conta com a parceria de uma instituição de ensino que irá ofertar os cursos. Veja a seguir quem é o parceiro ofertante de cada cidade e respectiva região metropolitana, e o total de vagas disponíveis:

  • Belo Horizonte – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig/MG) – 532 vagas;
  • Brasília – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) – 333 vagas;
  • Campinas – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – 470 vagas;
  • Curitiba – Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC) – 649 vagas;
  • Florianópolis – Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC) – 296 vagas;
  • Joinville – Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC) – 295 vagas;
  • Porto Alegre – Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC) – 414 vagas;
  • Recife – Secretaria de Educação e Esportes (SEE/PE) – 738 vagas;
  • Salvador – Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) – 699;
  • São Paulo – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – 1347 vagas.

Somando às 296 vagas de Fortaleza e região metropolitana, o número total de vagas disponíveis chega a 6069. Para mais informações sobre a distribuição de vagas por curso em cada cidade e outra questões, basta acessar o site do projeto Qualifica Mais.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário