Por que não consigo me inscrever no FIES? Veja possíveis problemas

Felipe Matozo

16/07/2022

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, mas muitos estudantes não conseguem se inscrever no programa quando se inicia o período de cadastro.

Isso pode acontecer por diferentes questões, que vão desde problemas no sistema quanto a situações externas que impedem candidaturas.

A seguir, conheça alguns dos principais problemas que podem atrapalhar ou mesmo impedir a sua inscrição no FIES.

Por que não consigo me inscrever no FIES?

Por que não consigo me inscrever no FIES? Veja possíveis problemas

Veja algumas das causas para a situação de quem não consegue se inscrever no FIES. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entre os motivos mais comuns para que estudantes encontrem dificuldades para se inscrever no FIES, podemos destacar as seguintes situações:

  • Nota do Enem: alguns estudantes tentam se inscrever no FIES sem se atentar à nota média do Enem, que deve ser de no mínimo 450 pontos, além da redação que não pode ter zerado. Nesse caso, vale a pena conferir se a sua nota é suficiente.
  • Site congestionado: esse tipo de situação é muito comum em programas que têm limite de vagas e de tempo para se inscrever. Normalmente, o sistema fica instável por conta do grande número de acessos ao mesmo tempo, e o jeito é esperar. Por isso é importante não deixar para a última hora;
  • Vagas esgotadas: como já destacamos acima, as vagas para o FIES são limitadas. Portanto, confira se ainda há vagas disponíveis na instituição de seu interesse, e busque por outras oportunidades caso não haja.

Em caso de dúvidas sobre o FIES, acesse o Portal Acesso Único do Ministério da Educação e clique no botão “Entre em contato com o MEC” ou ligue para o telefone 0800-616161.

Participantes do FIES podem ter até 99% de desconto em dívidas

Por conta do alto índice de inadimplência do programa, o governo sancionou recentemente uma lei que permite conseguir descontos de até 99% na renegociação.

Um dos destaques da lei é que quanto menor a renda familiar do estudante, maiores os descontos oferecidos. Além disso, a renegociação pode ser parcelada em até 150 vezes.

Para conferir mais detalhes sobre esta iniciativa e saber como fazer a renegociação, acesse o nosso texto sobre o assunto.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta