Maria da Paz? D’Avila comete gafe e vira meme no debate
Assista ao momento em que Felipe d'Avila (Novo) troca os nomes "Maria da Penha" e "Maria da Paz" e saiba quem é quem.
O debate com os presidenciáveis das Eleições de 2022 que a Band realizou na noite do último domingo (28) gerou momentos marcantes, polêmicos e, em alguns momentos, cômicos.
Em um desses momentos, que teve bastante repercussão nas redes sociais, alcançando os Trending Topics do Twitter, o candidato do Partido Novo, Felipe d’Avila, ao debater o tema da violência contra a mulher, trocou o nome de “Maria da Penha” por “Maria da Paz”.
“Tem uma impunidade no Brasil que é uma coisa que nós precisamos combater com uma Justiça que faça a lei ser cumprida. Segundo, precisamos replicar as boas experiências existentes“, iniciou Felipe d’Avila.
Em seguida, o candidato afirmou o seguinte: “Por exemplo, a polícia Maria da Paz, uma força importante que vem aumentando brutalmente as mulheres que têm coragem de denunciar estupro. Nós temos que aproveitar as boas experiências de política pública voltadas para combater crimes desta natureza“.
Assista ao momento exato abaixo (via Band Jornalismo):
Maria da Penha e Maria da Paz: qual a diferença?
A “Lei Maria da Penha” é uma lei distrital brasileira que criminaliza a violência doméstica contra a mulher, definindo formas de evitar, enfrentar e punir quem comete esse tipo de agressão. Ela recebeu esse nome em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, uma farmacêutica brasileira que, vítima de violência doméstica, lutou na justiça para que seu ex-marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, que tentou matá-la duas vezes, fosse condenado e preso.
Já “Maria da Paz“, como chamou d’Avila, foi uma personagem da novela A Dona do Pedaço (2019), uma confeiteira, famosa por seus bolos caseiros, interpretada pela atriz Juliana Paes.
Quiz: quem você seria na Festa das Eleições 2022?
Você também pode gostar de ler:
Vídeo: Janones e Salles quase brigam nos bastidores do Debate